FH 540 foi o caminhão mais vendido em 2019

O Volvo FH 540 ganhou notoriedade em 2019 como o caminhão mais vendido da indústria. Tecnologia embarcada de ponta e alta potência ajudaram a conquistar primeira posição no ranking

O FH 540 foi o caminhão no topo da preferência do transportador em 2019. Foram vendidas 7.219 unidades do modelo, conforme dados da Fenabrave, entidade que faz esse levantamento. Isso lhe garantiu 14% de participação entre os caminhões pesados e a posição de o mais vendido da marca.

A versão mais emplacada do FH 540 foi a 6×4. Essa configuração de tração representa 53% das vendas do FH 540. Nessa configuração de eixo, ele é indicado a operações com capacidades de até 74 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC).

Seu motor de 13 litros e seis cilindros em linha rende 540 cv entre 1.450 e 1.900 rpm e 265 mkgf entre 1.050 e 1.450 rpm o direciona a operar com folga nas operações de longas distâncias rodoviárias. E seus aparatos técnicos o colocam como o preferido por quem transporta grãos, mercadoria de alto valor agregado e produtos químicos, por exemplo.

As vendas do Volvo FH 540 6×4 se concentram mais no agronegócio, por isso os implementos mais conectados ao FH 540 são o bitrenzão ou rodotrem ambos de nove eixos.

Tecnicamente, o motor D13C50 de 13 litros e seis cilindros em linha opera com folga para transportar 74 t de PBTC. Prova disso é a sua capacidade máxima de tração de 100 t.

A transmissão automatizada I-Shift de 12 marchas é de série no caminhão. Em 2003, a Volvo introduziu no FH essa caixa. E mesmo não sendo a primeira montadora a trazer a tecnologia para o país, esse mérito é da Scania, foi a mais agressiva no desafio de apresentar as suas vantagens. Não por acaso, 95% das vendas de caminhões pesados são com transmissão I-Shift.

Em sua sexta geração, a I-Shift promete economia de consumo de diesel na ordem de 3%. Para isso conta com funções que ajudam na redução do consumo. A função I-Roll, por exemplo, desengata o motor, em uma descida, por exemplo, maximizando o impulso do caminhão e proporcionando uma economia adicional de 2% de combustível.

O FH pode receber as opções de entre-eixos de 3.000 mm, 3.200 mm e 3.600 mm ampliando as opções de implementos que o caminhão pode receber.

Volvo FH 540 tem recursos que o fazem um caminhão seguro e inteligente

O pacote tecnológico é um diferencial do FH. De série ele é equipado com o I-See, sistema que faz a leitura do trajeto por onde vai passar o caminhão. E quando o caminhão retorna ao mesmo local, o sistema reconhece o percurso. Com isso, automaticamente auxilia o caminhão a eleger a melhor marcha e assim reduzir o consumo de diesel.

A vantagem é que essa leitura fica gravada na nuvem. Então, essas informações podem ser compartilhadas com outros caminhões FH da frota.

Outro sistema inteligente é o Driver Coaching, solução de telemática da Volvo capaz de avaliar o desempenho do motorista durante a viagem. Esse instrutor on-line faz a avaliação conforme aceleração, frenagem, uso de marchas etc. Ao final da viagem, o motorista é avaliado com nota de 0 a 100 que aparece no computador de bordo. O transportador ou gerente da frota tem acesso aos dados, por meio do Volvo Dynafleet, de gestão de frota.

Fonte: Estradão

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