Caminhão

Entenda como funciona o rodizio de pneu para caminhão

Os pneus desse tipo de veículo sofrem mais deformação por conta do peso que transporta, diminuindo a durabilidade e eficiência deles.

O rodizio de pneu para caminhão deve ser feito em média a cada 10 mil Km. Porém, é sempre importante consultar o manual do veículo para checar se há alguma exceção para esse número. Em alguns casos, pode ser necessário realizar o revezamento com menos ou mais quilômetros de rodagem.

Esse  rodizio de pneu para caminhão de troca da posição dos pneus precisa ser feito por um profissional da área para garantir que a configuração de rodízio esteja correta, evitando qualquer tipo de problema posterior.

A configuração, ou seja, a forma correta de fazer o revezamento dos pneus depende de quantos eixos o caminhão possui e quais possuem tração. Para cada modelo – toco, trucado, traçado ou bi-truck – há um tipo específico de rodízio a ser seguido.

Para saber qual é tipo certo de revezamento para seu caminhão, consulte o manual do proprietário do modelo do veículo, ou procure uma empresa especializada que conta com profissionais aptos a realizar o processo.

Todos os pneus do caminhão precisam ser do mesmo modelo para realizar o rodízio e garantir a segurança do condutor. Além disso, por legislação, os pneus do eixo dianteiro não podem ser recauchutados.

Após o rodízio ser feito, também é necessário realizar o balanceamento e alinhamento a fim de evitar instabilidade e trepidações ao dirigir o caminhão.

Por ser mais complexo que um carro, por exemplo, há mais possiblidades de configuração dependendo do modelo do caminhão. Por isso, é essencial deixar essa tarefa para um especialista na área.

Lembrando que se o desgaste já estiver muito grande, o aconselhável é trocar os pneus usados por novos ao invés de fazer o rodízio. Pneus muito deformados podem causar acidentes.

Muitos são os benefícios da realização do rodízio de pneus de caminhão, não só por motivos de segurança, mas também como forma de economizar dinheiro em combustível.

Fazer o revezamento é uma medida preventiva, ou seja, precisa ser realizada periodicamente para evitar o desgaste dos pneus que podem diminuir sua vida útil e causar acidentes.

Realizando o rodízio de pneus de caminhão, você estará investindo em sua segurança e poupando seu dinheiro.

Fonte: Reformando pneus

Esta postagem foi publicada em 10 de janeiro de 2020 13:58

Compartilhar
admin_brasildotrecho

Deixe um comentário

Postagens recentes

Caminhoneiro surpreende ao soltar a voz

Mais um caminhoneiro apaixonado, fazendo o que mais gosta e ainda une outra vontade enorme…

4 minutos atrás

Será que comprar um caminhão no Canadá vale a pena?

Muitos acreditam ser fácil a vida do caminhoneiro por lá, em virtude dos salários serem…

1 hora atrás

Caminhoneiro instala joystic de videogame em caminhão

Você acha que já viu de tudo, então assista esse vídeo incrível e veja um…

2 horas atrás

Caminhoneiro leva fechada e tomba caminhão

Durante uma ultrapassagem mal sucedida, um caminhoneiro é obrigado a se afastar para o acostamento,…

2 horas atrás

Curiosidade: Quanto custa carregar um carro elétrico

Com o advento da tecnologia de eletrificar carros e caminhões, uma curiosidade muito grande vem…

3 horas atrás

Caminhoneiros fecham pátio de empresa após manobra 

Dois caminhões fizeram uma manobra e praticamente fecharam a saída do pátio da empresa.

9 horas atrás