Consultoria estimativa de queda na produção de soja

Consultoria Safras reduz estimativas de colheitas de soja e milho do Brasil

Queda na produção de soja do Brasil em 2019/20 deve atingir 123,6 milhões de toneladas, informou nesta sexta-feira a consultoria Safras & Mercado, que reduziu a estimativa em relação aos 125,5 milhões de toneladas projetados em dezembro.

Segundo a Safras, a área plantada com soja no país nesta temporada tende a chegar a 37 milhões de hectares, um aumento de 1,8% sobre o ano anterior, o que representaria um novo recorde histórico.

A projeção reduzida na comparação com a estimativa anterior inclui ajustes negativos nas produtividades médias de Rio Grande do Sul e Bahia.

No Estado sulista, a baixa umidade tem preocupado os produtores de grãos. De acordo com a Safras, a seca prejudicou o desenvolvimento de plantas, fazendo com que parte das perdas seja irreversível.

“As lavouras mais precoces foram as que mais sofreram. Parte das perdas é irreversível, mas se o clima melhorar nas próximas quatro semanas pode haver certa recuperação”, disse em nota Luiz Fernando Roque, analista da empresa.

Já na Bahia, as lavouras foram afetadas pela estiagem durante novembro e no início de dezembro. Embora tenha havido uma melhora climática nas últimas semanas, a consultoria admitiu que parte do potencial produtivo foi reduzido.

“Somente uma regularidade climática nos próximos 60 dias pode trazer uma nova recuperação”, disse Roque.

A Safras & Mercado vê produtividade média de 3.354 kg por hectare de soja nesta temporada, avanço de 1,8% em relação ao ano anterior.

Fonte: Extra

brasildotrecho:

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Este site usa cookies.

ler