Caminhoneiro é comum tem varizes, saiba como evitar

Caminhoneiro é comum tem varizes, costumam atingir pessoas que ficam muito tempo na mesma posição, como os motoristas de caminhão que dirigem várias por horas seguidas

Caminhoneiro é comum tem varizes como ficam muito tempo ao volante, na mesma posição, as varizes em caminhoneiros são comuns. O problema está relacionado à circulação sanguínea e afeta milhões de pessoas no mundo todo. Os primeiros sinais que podem indicar o problema são são dores ou inchaços nas pernas. Se isso acontecer, é preciso procurar um médico o quanto antes.

Varizes são aquelas veias (normalmente azuladas) que ficam visíveis sob a pele. A origem pode estar relacionada à questões hereditárias ou secundárias, ou seja, surgem naturalmente ou são causadas por traumas sofridos. Fatores como obesidade, sedentarismo e má alimentação também contribuem para o aparecimento doença.

“Varizes são veias que se dilatam e não conseguem exercer pressão suficiente para retornar o sangue ao coração”, explica o cirurgião vascular, Carlos Alberto Razaboni. A posição em que os motoristas permanecem durante viagens longas facilita o surgimento desse problema.

Há formas simples de reduzir o risco de aparecimento de varizes. E que podem ser feitos durante as viagens, nas paradas para descanso e refeições, por exemplo.

O alongamento é o principal aliado do motorista. O exercício pode ser feito mesmo dentro da cabine. Além de ser eficaz contra as varizes, essa prática ajuda a reduzir a ocorrência de dores musculares.

Sempre que estiver com o caminhão parado. procure se movimentar. Uma boa dica é dar algumas voltas em torno do conjunto cavalo-carreta ou do ônibus. Dentro da cabine, procure mexer as pernas sempre que possível.

Faça caminhadas nos dias de folga. Quando a pessoa anda, os músculos das pernas se contraem e, consequentemente, o sangue é bombeado para retornar ao coração.

Busque manter sempre o seu peso ideal. O excesso de peso exige maior esforço do sistema circulatório, inclusive nas pernas, e sobrecarrega a função das veias.

Procure dormir com as pernas elevadas. Com isso, o sangue consegue voltar para o coração sem exigir muito esforço das veias. Para facilitar, coloque um travesseiro ou almofada sob os pés, de modo a manter as pernas erguidas;

Evite consumir álcool e cigarro. Bebidas alcoólicas e tabaco prejudicam a circulação do sangue pelo corpo.

brasildotrecho:

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Este site usa cookies.

ler