Caminhoneiros sem experiência em rodovias, estradas e com próprio comportamento do caminhão durante a rodagem, acabam que sendo imprudente sem que o novato da estrada perceba os erros cometido, somado a três ingredientes sendo eles, negligência, imprudência e à imperícia fazem parte de 90% dos acidentes ocasionado em BR brasileira e restante é divido em má condições da via e falhas mecânicas.
Um caminhoneiro iniciante pegando estrada sofre muito da falta de imperícia, sendo a falta de habilidade, ausência de qualificação técnica, proveniente de um treinamento inadequado resultando em um comportamento inadequado para determinado tipos de veículos e gerando reações improprias diante situações adversas.
Video como esse levam as transportadoras exigir experiência:
As transportadoras querem profissionais que sabiam operar de maneira econômica, preventiva e defensiva, visando prolonga a vida útil dos caminhões com uma grande tecnologia embarcada e um alto valor de investimento no patrimônio da transportadora.
Diante desse cenário, grandes transportadoras criam projetos de iniciação para caminhoneiros, começando por escolinhas para manobreiro e posterior para caminhoneiro de caminhões 3/4, de porte menor para que o profissional ganhe experiência e confiança.
Ao longo do tempo a transportadora vai avaliando o profissional e qualificando para caminhões de maior porte e consequentemente maiores distancia para percorrer, é feito um processo ao decorrer na iniciação até conquistar a confiança para ser qualificar.
Deixe um comentário