Hyundai revela caminhão e explora o mercado de veículos comerciais dos EUA

A Hyundai Motor Co. apresentou uma combinação de caminhão e reboque com célula de combustível de hidrogênio no Salão de Veículos Comerciais da América do Norte, em Atlanta, na segunda-feira e disse que está considerando entrar no mercado de veículos comerciais dos EUA.
A montadora sul-coreana apresentou seu caminhão pesado HDC-6 Neptune Concept Class 8. O caminhão baseia-se no trabalho com células de combustível que a Hyundai desenvolveu para seus veículos de passageiros Tucson e Nexo e sinaliza para onde a empresa deseja ir com o transporte ecológico.
A Hyundai Translead, a divisão de trailers da empresa, exibiu o HT Nitro ThermoTech, um trailer conceitual refrigerado a energia limpa.

CARGA LIMPA

A montadora disse que a combinação de trator e reboque demonstra como ela acredita que o transporte de carga limpa se desenvolverá nos EUA. As células de combustível são uma excelente tecnologia para caminhões pesados, porque podem proporcionar um alcance maior, maior carga útil e menos tempo de reabastecimento do que uma bateria. caminhão elétrico de longo curso, Hyundai disse.
Mas empresas rivais veem um futuro em caminhões com bateria elétrica. A Daimler Trucks North America está lançando um projeto de demonstração com os modelos elétricos Freightliner Cascadia. A Volvo Trucks North America tem um programa semelhante com seu modelo VNR de médio alcance e disse que iniciaria a produção comercial do caminhão no próximo ano. A Tesla também está desenvolvendo um caminhão elétrico para serviços pesados.
Outras empresas, incluindo Kenworth, Toyota e Nikola Motor, também estão desenvolvendo caminhões pesados ​​de célula a combustível de hidrogênio para o mercado dos EUA. Uma colaboração entre Kenworth e Toyota está construindo 10 caminhões para uso no sul da Califórnia em um projeto financiado parcialmente pela agência reguladora ambiental do estado. Os primeiros caminhões entrarão em operação ainda este ano. A Daimler também disse que tem planos de longo prazo para a comercialização de caminhões com células de combustível.
Um problema para os veículos a hidrogênio é a falta de postos de abastecimento. Nikola planeja construir sua própria rede. A Hyundai disse que está interessada em trabalhar com outras empresas para ajudar a desenvolver uma infraestrutura de hidrogênio para veículos comerciais nos EUA.

CONCEITO NEPTUNE HDC-6

O estilo Neptune Concept é inspirado nos trens ferroviários Art Deco que funcionaram de 1936 a 1959. Assim como esses trens representavam a principal tecnologia de transporte da época, a Hyundai acredita que seu conceito Neptune também representa um avanço tecnológico. Mas este caminhão é pouco mais que uma maquete. A Hyundai não disse quando poderia ser produzida.

“O trem de força das células de combustível nos deu a oportunidade de redefinir a tipologia e a arquitetura clássicas do caminhão”, disse Luc Donckerwolke, diretor de design do Hyundai Motor Group. “A equipe de design de veículos comerciais da Hyundai começou com uma folha de papel branca focada na nova funcionalidade definida, redefinindo todos os padrões para projetar veículos comerciais no futuro.”

FORMA E FUNÇÃO

Mas a Hyundai também baseou o estilo na função. A pilha de células de combustível – o componente que gera energia elétrica a partir do hidrogênio – requer um resfriamento significativo. A grade do Netuno ocupa quase toda a frente do veículo para fornecer fluxo de ar. O conceito de grelha também integra as etapas retráteis da aerodinâmica. Não possui maçanetas. As câmeras substituem os espelhos retrovisores. A combinação da cabine sobre os formatos do motor e do caminhão convencional atinge a eficiência da embalagem e a ergonomia aprimorada, afirmou a Hyundai.
Há espaço para até oito tanques de hidrogênio. Por enquanto, a Hyundai não tem uma pilha de células de combustível grande o suficiente para puxar uma carga de 80.000 libras de comprimento. Mas a empresa disse que está desenvolvendo uma tecnologia mais poderosa. Isso pode levar mais cinco anos, disse Sae Hoon Kim, vice-presidente do centro de células de combustível da Hyundai.
A cabine tem piso plano e conceito aberto para criar um ambiente mais descontraído para o motorista.
“O HDC-6 Neptune, o conceito do caminhão elétrico de célula a combustível da próxima geração, incorpora a visão de mobilidade da Hyundai Motor para uma sociedade global de hidrogênio, desenvolvida de forma inovadora, aplicando a criatividade dos designers da Hyundai e a tecnologia avançada da empresa”, disse SangYup Lee, que dirige o Hyundai Design Center.

A Hyundai tem outros caminhões com células de combustível em desenvolvimento. Possui uma joint venture com a H2 Energy para fornecer 1.600 caminhões pesados ​​de células de combustível para o mercado suíço. O mercado dos EUA é uma importante fase seguinte da estratégia de células de combustível da empresa.

CONCEITO HT NITRO THERMOTECH

A Hyundai também vê melhorias na tecnologia de reboques que podem reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Será um dos primeiros fabricantes na América do Norte a introduzir um sistema de reboque com tecnologia de refrigeração por nitrogênio criogênico.
Ele desenvolveu o conceito de reboque refrigerado em colaboração com a produtora de gases industriais Air Liquide. O trailer produziria uma pegada de carbono até 90% menor que uma unidade convencional.
Resfria a carga mais rapidamente do que uma unidade de refrigeração tradicional e oferece controle preciso das temperaturas desejadas. O sistema de controle e a potência de refrigeração independente maximizam a eficiência térmica. As temperaturas externas não afetam o trailer. E a potência máxima está sempre disponível, mesmo quando o motor do caminhão está desligado ou em marcha lenta. O trailer também faz menos barulho do que uma unidade convencional. Isso o torna útil para entregas noturnas em bairros urbanos e suburbanos, onde o ruído pode ser uma distração, disse a Hyundai.
“Este conceito de reboque refrigerado representa um avanço significativo em nosso compromisso contínuo com a responsabilidade social corporativa”, disse Bongjae Lee, executivo-chefe da Hyundai Translead.

Fonte: Trucks 
brasildotrecho:

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