5 dicas para descer uma serra com caminhão pesado

5 dicas para descer uma serra com caminhão pesado

As vivências que misturam: aventura, emoções, e até mesmo alguns perigos. 

Você, que adora dirigir e ainda desbravar novos caminhos, já pensou em atuar profissionalmente nessa área? Bem, talvez essa tenha sido a motivação para as pessoas que exercem a atividade de caminhoneiro(a). 

Uma das maiores preocupações dos(as) profissionais que atuam na estrada, é em relação ao roubo de carga. Há um alto índice de pessoas, nas mais diversas vias, que tentam se apropriar da carga de modo ilegal, e colocam o(a) caminhoneiro(a) em papel de vítima.

Outra situação que demanda alerta, é a jornada extensiva de trabalho, e resulta no uso de medicamentos e outras drogas, para estimular o 'alerta' na direção. Mas, essa sensação de 'alerta' acaba sendo falsa, pois coloca em risco a vida do(a) profissional, como das demais pessoas, sejam essas colegas de profissão ou não.

Ainda há o risco de eventuais acidentes acontecerem, seja durante o dia ou à noite. Muitos(as) caminhoneiros(as) podem sofrer com a falta de atenção, pouca iluminação em dias sombrios ou no período noturno, a ser agravado com o excesso de sono. E se a carga transportada for pesada, a situação fica mais aguçada.

O excesso de carga, por exemplo, pode colocar em risco a vida do(a) caminhoneiro(a), pois pode gerar tombamentos e o corrompimento de cargas, devido ao peso excessivo, ocasionando possíveis acidentes. Para isso, os(as) caminhoneiros(as) necessitam estar em alerta durante todo o percurso, principalmente ao descer uma serra, por exemplo, e evitar qualquer tipo de complicações.


1) USE A MARCHA


Em hipótese alguma escolha descer a serra com o caminhão na “banguela” (sem estar com uma marcha engatada), pois isso pode ser uma atitude muito arriscada e perigosa. Opte trafegar com uma marcha mais pesada durante esse trajeto, isso evitará a perda de controle do caminhão.

2) MANTENHA DISTÂNCIA DOS VEÍCULOS


A direção defensiva ensina a todos(as) os(as) motoristas que é essencial manter uma distância considerável do veículo da frente. Em caso do tráfego em serras, essa distância deve conter um espaço ainda maior para a segurança de todos(as).

3) NÃO ACELERE


Além de manter uma distância ainda maior, é válido o(a) caminhoneiro(a) saber que deve ser reduzida a velocidade ainda no alto da serra, para que consiga manter uma velocidade estável durante a descida e seguir tranquilamente.

4) UTILIZE O FREIO-MOTOR


Logo no início da descida da serra, é recomendável que o(a) motorista acione, de prontidão, o freio-motor, assim, evita causar sérios problemas aos freios. Caso o caminhão não possuo o freio-motor, então opte em reduzir a marcha e descer devagar. Lembre-se que ao utilizar o freio convencional em excesso, pode acarretar em superaquecimento do sistema, provocando, assim, a redução de sua eficiência.

5) FAÇA MANUTENÇÃO PREVENTIVA


Manter a revisão de caminhão em dia é extremamente importante para que se tenha mais tranquilidade durante as viagens nas estradas. Verificar se os freios estão em ordem, se os pneus estão bem calibrados e alinhados e se a troca de óleo está em dia, são passos importantes para descer uma serra com mais segurança, por exemplo. Para saber mais sobre a manutenção preventiva.

Fonte: Khronos

Um comentário:

Deixe seu comentário...