Mercedes-Benz Actros 2020 conheça as tecnologias embarcadas

Extrapesado inteligente reforça a posição de vanguarda da marca em inovações

O Mercedes-Benz Actros 2020 passa a ser o único caminhão de série do mercado que freia sozinho. Isso mesmo. Quando o motorista não detecta um pedestre, o ABA 5 (Sistema Ativo de Frenagem) entra em ação, substituindo o motorista, e faz a frenagem por conta própria, evitando o acidente.

A presença do ABA 5 faz do novo Mercedes-Benz Actros 2020 o único caminhão de série no mercado brasileiro que freio sozinho.

A linha de caminhões inteligentes e digitais extrapesados Mercedes-Benz Actros 2020, apresentada pela marca na última quinta-feira, em Iracemápolis, no interior de São Paulo, traz muito mais itens tecnológicos de segurança e comodidade.



O ABA 5 é apenas uma das novidade do modelo que chega ao mercado em 2020, com os cavalos mecânicos 2045 4×2 (que marca a estreia do Actros na categoria 4×2), 2548 6×2 e 2648 6×4.

O lançamento coloca a marca na vanguarda em inovação de produtos. Isto porque o novo caminhão apresentado, e já produzido na era da Indústria 4.0, oferece o conforto, a dirigibilidade e as tecnologias só encontradas nos carros de passeio de segmentos superiores.

Além disso, o Mercedes-Benz Actros 2020 está agora 12% mais de econômico em relação ao atual modelo atual. A nova linha de extrapesados Actros é ideal para aplicações no agronegócio, segmento que absorve 60% das vendas de caminhões com essas especificações no Brasil.

Mercedes-Benz Actros 2020 traz recursos tecnológicos inéditos no segmento
Anunciado como uma solução completa para o transporte rodoviário, a nova linha de extrapesados Mercedes-Benz Actros 2020 traz recursos tecnológicos não presentes entre os concorrentes. O novo Mercedes-BenzActros chega recheado de  tecnologias inéditas de segurança e credenciado também como o único caminhão digital do mercado.

 Além da quinta geração do Assistente Ativo de Frenagem (ABA 5), o novo Actros traz Assistente de Ponto Cego, o Assistente de Fadiga, o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP)o Controle de Proximidade e o Asssisente de Faixa de Rolagem.

 “A chegada do Novo Actros no Brasil em 2020 irá revolucionar o segmento de caminhões extrapesados. Estamos trazendo para os nossos clientes e ao mercado o caminhão mais inteligente, seguro, conectado e eficiente de todos os tempos”, destaca Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.

 O executivo disse que o fato de o Actros 2020 se tornar no único caminhão de série que freia sozinho, comprova que “estamos avançados quando o tema é segurança ativa, ou seja, preservar a vida, o caminhão, a carga e as demais pessoas e veículos nas vias. Com tecnologias exclusivas e inéditas, baseadas em radar, sensores, câmeras e outros recursos, estamos trazendo para o Brasil sistemas que já estão presentes no Caminhão Autônomo do Futuro”.

A grande inovação do Novo Actros é a inédita cabina, com design mais aerodinâmico,  desenvolvida especificamente para atender às características do mercado brasileiro. Chama a atenção o desenho do interior da cabina, com altura de 1,84 metro, agora com mais espaço interno, mais confortável e ergonômica. 

Painéis digitais e tela touch

O Novo extrapesado Actros terá dois painéis digitais e tela touch screen para um deles, espelhamento de celular e recarga por indução. Ou seja, a Mercedes-Benz será a primeira fabricante a lançar um caminhão já na Era Digital”.

Esses dois painéis interativos para caminhões são exclusividade da marca no País: um multimídia digital e um multifuncional touch screen. A maioria das funções pode ser controlada confortavelmente a partir dessas telas. Outros destaques do Actros 2020 são a nova cama e os novos bancos.

O Mercedes-Benz Actros 2020 conta com o novo câmbio totalmente automatizado G291 Powershift 3 e o exclusivo piloto automático preditivo (PPC – Predictive Powertrain Control), que otimiza o estilo de condução do motorista. Por GPS, o PPC monitora a aceleração e a frenagem, prevê quando há subidas e descidas, faz trocas de marcha de forma inteligente, entre outras funções, o que ajuda o motorista a dirigir de forma adequada e econômica.

O piloto automático preditivo inova também no quesito segurança. “Esse sistema possibilita que o motorista faça uma viagem longa entre São Paulo e Cuiabá, por exemplo, sem precisar acelerar e frear, apenas controlando o volante.

“Este é um ganho fantástico para o condutor. É como num avião. Ele põe o caminhão no piloto automático e fica no comando das tecnologias. É a relação homem e máquina usada para maximizar toda a eficiência na condução do veículo”, observa o executivo Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Com base em telemetria, inteligência artificial, algoritmos, tecnologia digital e automatização, o Novo Actros leva a Mercedes-Benz a um novo patamar de serviços e conectividade.

O inédito portfólio de soluções que chega ao mercado juntamente com esse lançamento da marca se traz inovações exclusivas para o segmento de caminhões. Exemplos são os Mercedes-Benz Uptime, a plataforma de logística Habbl, os serviços e consultoria do Total Mobility e aplicativos que ajudam o motorista no seu dia a dia.

Os aplicativos exclusivos para motoristas e frotistas poderão ser acessados com muita facilidade pelos celulares ou pela tela touch screen do Novo Actros.

Por exemplo, o  App Liga nas Estradas avalia motoristas por pontuação de acordo com sua forma de dirigir, o App Jornada do Motorista faz a gestão do dia a dia do condutor do veículo e o App Vehicle Lens faz um check-list online completo do veículo antes de passar o caminhão de motorista para motorista.

Nova suspensão metálica Global TufTrac

No quesito robustez do novo Mercedes-Benz Actros 2020, destaque também para a exclusiva suspensão metálica Global TufTrac, mais leve e mais robusta. Ela oferece mais carga útil, além da maior disponibilidade do caminhão. Essa suspensão ocupam o lugar das bolsas de ar.

Outro destaque é o Disconnected Liftable Tandem – DLT, suspensor do eixo trativo para caminhões 6×4. A grande novidade e diferencial de mercado é que esta solução estará disponível para o Actros com freio a tambor.

O Actros também chega ao mercado com uma nova geração do eixo traseiro, o New Final Drive. Mais leve, resulta em menor tara do caminhão, aumentando a capacidade de carga líquida do veículo. Além disso, também tem um novo gerenciamento de lubrificação interna do diferencial e maiores intervalos de troca de óleo.

Fonte: DM

brasildotrecho:

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Este site usa cookies.

ler