Os caminhões bicudos vão voltar ao Brasil ?


caminhao bicudo no brasil

Então os caminhões bicudos voltam ou não ?


Constantemente, quando publicamos reportagens sobre os caminhões bicudos no Brasil, os motoristas costumam indagar as razões desses caminhões, com exceção do Mercedes-Benz Atron 1635, não serem mais fabricados no país. Os bicudos, que são padrão em mercados como os Estados Unidos, são maiores e mais confortáveis para os motoristas e, agora, uma iniciativa popular deu o primeiro passo para o retorno deles ao mercado brasileiro. 


Hoje, a legislação brasileira considera o tamanho das composições acrescidas ao cavalo mecânico. Ou seja, a Lei da Balança estabelece que as composições tenham no máximo 19,8 m (bitrem) e acima de 24 m (rodotrem). Logo, as opção cara chata têm vantagens por serem mais curtas, mas puxam composições maiores, se tornando uma opção mais vendável por parte das fabricantes.

É justamente neste ponto que a ideia legislativa foca. Proposta por um cidadão do país, a ideia tramita no Senado para limitar apenas o semireboque, e não a unidade tratora, tornando novamente vantajosa as opções bicudas para as fabricantes e ampliando o conforto para os motoristas no trecho.

As transportadoras visando transportar mais cargar possível, optam por cavalos mecânico sem o famoso "bico", sendo possível levar uma maior quantidade de carga por viagem.
Então não é que os caminhões bicudos estão proibido no pais, é apenas questão de preferência das transportadora e visando a maior produtividade possível por viagem do caminhão.

Pode existe caminhão "bicudo" porém, não pode ter o comprimento maior que 19,8 m (bitrem) de ponta a ponta, ou seja do para-choque diante ao para-choque traseiro.
Caso seja parado por uma fiscalização o veículo é apreendido até entrar na legislação vigente. 


Fonte: Transporte Mundial

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