IAP informa que 40 mil litros de diesel que vazaram de caminhão tombado na BR-153 atingiram grande área do Rio Ubá

caminhão tombado

Órgão ambiental orienta moradores da região de Santo Antônio da Platina a não fazer uso da água do rio. Motorista do caminhão morreu no acidente, na madrugada deste sábado (9).

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) informou que os 40 mil litros de diesel que vazaram de um caminhão, que tombou na madrugada deste sábado (9) na BR-153, em Santo Antonio da Platina, no Norte Pioneiro do Paraná, atingiram uma grande área do Rio Ubá.

O veículo bateu em um barranco após tombar, perto da ponte do Ribeirão Ubá. O motorista, identificado como Elio Tim da Silva, morreu no local, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O trânsito chegou a ser interditado no local do acidente, mas foi totalmente liberado por volta das 10h40.

Segundo o IAP, o órgão está prestando atendimento a acidente, e a Polícia Ambiental está percorrendo o rio para conclusão de um laudo que vai informar a dimensão do prejuízo para o meio ambiente.


Além disso, a empresa contratada pela seguradora da transportadora vai fazer o trabalho de contenção, limpeza e remoção do óleo e todo o solo contaminado na área afetada, ainda conforme o IAP.

Para análise do índice de contaminação, o Instituto informou que vai fazer coleta da água. O órgão ainda orienta os moradores da região a não fazerem uso da água do rio até que a situação seja normalizada.

Por fim, o IAP informou que uma multa será aplicada após conclusão da dimensão dos danos ambientais.
Fonte: G1

Nenhum comentário

Deixe seu comentário...