8 Dicas rápidas para economizar combustível em caminhões

Dicas de como economizar óleo diesel

Dicas de como economizar óleo diesel

Nos tempos em que a economia não apresenta sinais de melhora, é fundamental que os gestores analisem suas operações e busquem alternativas cada vez mais eficientes, que contribuam para a redução de custos de modo que as empresas consigam se manter competitivas no mercado de transportes.

Uma das formas de reduzir custos é através da adoção de medidas que auxiliem na economia de combustível. Continue acompanhando este artigo para conhecer algumas das melhores práticas para economizar combustível em sua frota! Confira:

1. Calibre os pneus
Já falamos a respeito desta questão em outros artigos, mas sempre vale reforçar. Rodar com os pneus em calibragem inadequada pode afetar o desempenho do veículo e fazer com que o motor tenha de trabalhar mais, aumentando o consumo de combustível. Assim, cuide para que na manutenção dos veículos este item seja devidamente atendido.

2. Não exceda a carga do veículo
Além de ser uma prática ilegal e altamente perigosa, o excesso de peso nos veículos também exige que o motor trabalhe mais, aumentando consequentemente o gasto com combustível.

Confira outras dicas para deixar sua frota de caminhões mais segura.

3. Não dirija em ponto morto
Apesar de alguns motoristas acreditarem que essa prática ajuda a economizar combustível, dirigir em ponto morto pode causar justamente o oposto: aumentando o consumo. Desta forma, durante a capacitação dos seus motoristas e colaboradores, não deixe de ressaltar este ponto.

4. Realize a troca de marcha corretamente
Trocar de marcha no momento ideal ajuda a evitar acelerações desnecessárias ou a perda de velocidade. Importante ressaltar também que, muito além de tratar apenas da mera manutenção dos veículos da frota de caminhões, esta é uma questão de segurança imprescindível para a sua equipe. Veja também outras 5 dicas para evitar acidentes.

5. Realize manutenções periódicas
As manutenções periódicas ajudam a encontrar determinados problemas antecipadamente para que seja possível realizar o conserto antes que eles se desenvolvam e acarretem em maiores prejuízos. Isso acontece porque algumas peças — como o filtro de ar e o filtro de combustível — contribuem para o aumento do consumo de combustível quando não estão funcionando adequadamente.

6. Mantenha uma rede de postos confiáveis para abastecimento
Infelizmente, os gestores de frotas estão acostumados a lidarem com combustíveis de má qualidade, fornecedores duvidosos, entre outros fatores recorrentes. Portanto, é importante desenvolver contatos estratégicos e criar uma verdadeira rede de postos confiáveis e parceiros, de forma a saber a procedência do combustível e ter a confiança em sua qualidade.
7. Planeje as rotas
O planejamento das rotas ajuda a traçar caminhos otimizados, levando em consideração, claro, os aspectos mais evidentes, como as condições das vias, o trânsito local e até mesmo restrições de veículos.

Não deixe de ver o nosso artigo tratando especialmente do Planejamento de Rotas.

8. Conscientize e monitore a equipe
Nenhuma dessas dicas será útil se os motoristas não forem treinados e conscientizados a respeito dos cuidados com o veículo e da direção adequada. Portanto, realize treinamentos para repassar essas boas práticas, ressaltando sua importância.

Além disso, é essencial estar atento a tudo o que ocorre na operação. Por isso, é muito importante que a empresa invista em um sistema de monitoramento embarcado, utilizando um DVR veicular de qualidade. Desta forma, os gestores serão capazes de acompanhar todas as ocorrências e fazer uma análise comportamental dos motoristas.
Fonte: Busivision

Nenhum comentário

Deixe seu comentário...