5 passos para você aprender a financiar seu caminhão!


5 passos para você aprender a financiar seu caminhão!

Comprar um veículo é um sonho presente na vida de muitas pessoas. Agora, comprar um caminhão está certamente um degrau acima nesse sonho. Caminhões são investimentos de trabalho e o seu custo pode ser alto, o segredo para conseguir comprar é financiar o caminhão.


Mas por onde começar? Nós vamos te apresentar 5 passos simples para tomar na hora de financiar o seu caminhão e poder começar a sua carreira como caminhoneiro. A lista é resumida, tudo para você não se assustar com muitos números ou complicações. Vamos lá!


1º passo para financiar o caminhão: escolha a opção de crédito que se encaixa no seu orçamento


Na hora de abrir um financiamento você verá que bancos diferentes oferecem recursos diferentes. Alguns financiam o valor total do caminhão, outros financiam valores parcelados entre 50% até 90% do caminhão. Pesquise o banco que melhor se encaixa no seu orçamento e faça quantas simulações você achar necessário.


Dica: dê preferência para os financiamentos que abatem a taxa de juros no caso de você pagar mais de uma parcela simultaneamente. 


2º passo para financiar o caminhão:  aprenda as formas de financiamento


Em resumo, existem três tipos de financiamento na hora de adquirir o seu veículo:


Consórcio, é uma espécie de poupança coletiva. O período máximo do consórcio é de 80 meses, tempo do qual os que estão no consórcio devem pagar pelo veículo. A desvantagem é que o consórcio não disponibiliza o caminhão imediatamente, é preciso esperar o sorteio, que é feito a cada mês. A grande vantagem é que não há taxa de juros para consórcio.


Leasing, esse é um contrato de aluguel. O banco compra o caminhão e cede a você o direito ao uso. Você paga as mensalidades normalmente, mas ainda não é o dono do veículo, no final do período estipulado por contrato, o veículo passa a ser seu;


Crédito Direto ao Consumidor (CDC), esse é o modelo de crédito direto. Em resumo, o banco te empresta o dinheiro, você compra o caminhão e já vai com ele para casa. A desvantagem é que este possui as taxas de juros mais altas.





3º passo para financiar o caminhão: separe a documentação necessária


Os bancos não são unânimes com relação a documentação necessária na hora de financiar um caminhão, contudo, tenha em mente algumas dicas. 


Antes de ir até o banco propor o financiamento, ligue para a instituição e se informe sobre a documentação necessária.


Leve ela organizada e de fácil acesso, assim você não ficará confuso na hora de conversar. 


4º passo para financiar o caminhão: negocie, converse, seja claro sobre as suas necessidades


Lembre-se, a negociação será feita entre você e um profissional contratado pelo banco. Diferente do que você pode imaginar, o banco está interessado em fechar negócio com você, portanto, mantenha a calma e seja claro.


Procure conversar sobre as suas necessidades e esclareça as suas dúvidas. Também responda as todas as perguntas com franqueza. Só assim o banco se sentirá seguro em fechar um acordo com você. 


5º passo para financiar o caminhão:  esteja pronto para dar uma boa entrada


Independente da sua forma de financiamento, quanto maior o valor da entrada melhor serão as condições. Por esse motivo, antes de procurar um banco para negociar o financiamento, procure organizar a sua vida financeira e dar a maior entrada possível. Assim você abaterá em muito o número de parcelas e diminuirá o valor dos juros (se houverem).

Fonte: ItaCorda