CONFIRMADO: CAOA NEGOCIA COMPRA DA FÁBRICA DA FORD

CONFIRMADO: CAOA NEGOCIA COMPRA DA FÁBRICA DA FORD

CONFIRMADO: CAOA NEGOCIA COMPRA DA FÁBRICA DA FORD EM SBC

A fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP) pode ter um fim diferente do anunciado na última semana, quando a montadora comunicou que fechará por completo a unidade. O grupo Caoa confirmou à Autoesporte nesta quarta-feira (27) que está negociando a compra da fábrica, embora não haja nada fechado.
"A Caoa confirma que há conversas com a Ford e com o governo da Estado sobre a aquisição da planta em São Bernardo do Campo", diz a breve nota oficial. A empresa ainda reforça a importância da Ford no mercado nacional e lembra que "há uma forte parceria entre as empresas há mais de quatro décadas".
Contudo, embora confirme que as conversas estão de fato acontecendo, a Caoa reforça que, "até o momento não há definição ou compromisso para a aquisição da planta".

A história da Caoa está fortemente atrelada à Ford: o fundador, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, abriu a empresa na década de 1970, justamente revendendo carros da Ford. Até hoje, a Caoa é a maior revendedora Ford da América Latina.

Fábrica Ford de São Bernardo do Campo, no ABC paulista (Foto: Divulgação)
FÁBRICA FORD DE SÃO BERNARDO DO CAMPO, NO ABC PAULISTA (FOTO: DIVULGAÇÃO)
Segundo o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), não só a Caoa que está no páreo: Doria afirmou na terça-feira (26) que três grupos demonstraram interesse em assumir as operações da unidade.

“Posso antecipar a vocês que já recebemos três consultas de fabricantes de caminhões e automóveis, e oportunamente, após a evolução desses entendimentos, tornaremos públicas essas intenções”, disse o governador em entrevista coletiva.

Além da Ford, a Caoa é hoje representante da sul-coreana Hyundai, da japonesa Subaru e da chinesa Chery — da qual tornou-se dona da operação brasileira no fim de 2017. 

Hyundai Caoa cria ferramenta de tour virtual pela fábrica de Anápolis (Foto: Reprodução)
CAOA PRODUZ VEÍCULOS DA HYUNDAI EM FÁBRICA EM ANÁPOLIS (GO) (FOTO: REPRODUÇÃO)
Fechamento 

A Ford anunciou o fechamento da unidade de São Bernardo do Campo no último dia 19, o que tirará do mercado brasileiro a linha de caminhões da marca e o hatch New Fiesta. As atividades serão interrompidas no fim de 2019, e os veículos com produção encerrada ainda devem chegar às concessionárias ao longo dos próximos meses.

Desde que o fechamento da fábrica foi anunciado, o governo paulista e a prefeitura de São Bernardo do Campo tentam se mexer para impedir que a unidade seja fechada. Após uma reunião com representantes da Ford na semana passada, o governo afirmou que vai trabalhar para encontrar um comprador. 
A unidade do ABC, que existe desde 1967, emprega atualmente 2.800 funcionários. A Ford afirmou em reunião com o governo do estado que o centro administrativo continuará em São Bernardo do Campo.

Em nota comunicando o fechamento, a Ford disse que sua saída do mercado de caminhões é um importante marco para o retorno à lucratividade sustentável de suas operações na América do Sul. E que a decisão é parte do plano de reestruturação global da marca, que acaba de estabelecer uma parceria com a Volkswagen para fabricação de picapes de médio porte e veículos comerciais.

A Ford Cargo 1722 rolls off the line at the Ford Trucks plant in São Bernardo do Campo, Brazil. Um caminhão Cargo 1722 sai da fábrica de caminhões da Ford em São Bernardo do Campo, Brasil.  (Foto: Divulgação)
CAMINHÃO CARGO 1722 NA FÁBRICA DE CAMINHÕES DA FORD EM SÃO BERNARDO DO CAMPO (FOTO: DIVULGAÇÃO)
Além de reduzir em mais de 20% seus custos com o quadro de funcionários e estrutura administrativa na região, a decisão se alia à reestruturação da Ford na América do Sul no sentido de focar seus esforços e investimentos na linha de SUVs e picapes. A montadora já havia anunciado que modelos como Focus e Fusion não terão novas gerações.

Com o fim das operações no ABC paulista, a Ford continua tendo, no Brasil, fábricas em Camaçari (BA), Tatuí (SP) e Taubaté (SP).

Confira abaixo a íntegra da nota da Caoa enviada à imprensa:

A CAOA confirma que há conversas com a FORD e com o Governo da Estado sobre a aquisição da planta em São Bernardo do Campo. A FORD é uma marca que tem extrema importância no Brasil e no mundo – como se não bastasse, a CAOA tem uma forte parceria com a FORD há mais de 4 décadas, sendo até hoje a maior distribuidora da marca na América Latina.

Dessa forma, é natural que a CAOA e a FORD conversem sobre futuras negócios, assim como ocorre com outros empresas sempre que há uma boa oportunidade. Dito isso, até o momento não há nenhuma definição ou compromisso para a aquisição da planta.
Fonte: Revista Auto 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário...