Volkswagen aponta para IPO de caminhão Traton em abril

Volkswagen aponta para IPO de caminhão Traton em abril: fontes

Volkswagen aponta para IPO de caminhão Traton em abril: fontes

A Volkswagen pretende listar sua unidade de caminhões Traton em abril e espera vender ações no valor de 5 bilhões a 6 bilhões de euros (US $ 5,7 bilhões a US $ 6,9 bilhões), disseram duas pessoas próximas ao assunto.

FILE PHOTO - Os visitantes estão no estande da unidade de caminhões da Volkswagen, Traton Group, em Hanover, Alemanha, em 19 de setembro de 2018. REUTERS / Fabian Bimmer
Os planos para uma listagem no mercado de ações, potencialmente a maior oferta de novas ações da Alemanha em 2019, não foram finalizados e dependem das condições do mercado, disseram essas pessoas.

Os analistas receberão até o início de março para avaliar o poder de lucro da fabricante de veículos sob as marcas MAN, Scania e VW, disseram as duas fontes, acrescentando que a lista é esperada antes da Páscoa, que acontece em 21 de abril deste ano.

O presidente-executivo da Traton, Andreas Renschler, não comentou quando perguntado sobre os planos na terça-feira, mas disse a analistas no dia do mercado de capitais da empresa: "Queremos ser o mais lucrativo veículo e ter acesso a todos os lucros globais."

PATROCINADAS

Se os mercados forem considerados favoráveis, a Volkswagen publicará a chamada intenção de flutuar (ITF) na segunda quinzena de março, seguida da listagem quatro semanas depois, acrescentaram as fontes.

A Volkswagen não quis comentar sobre esses planos.

A oferta pública inicial (IPO) deve dar à Traton um valor de cerca de 30 bilhões de euros, com patrimônio estimado em cerca de 25 bilhões de euros, disseram as fontes.

A Volkswagen deve vender ações no valor de 5 bilhões a 6 bilhões de euros, disseram eles. "Se os mercados forem ligeiramente voláteis, a Volkswagen provavelmente venderá uma participação menor", disse um deles.


A Traton pretendia flutuar na bolsa de valores de Frankfurt com uma possível listagem secundária na Suécia, a casa de sua marca Scania, disseram as fontes. “Estocolmo ajudaria a Traton a atrair investidores locais e de longo prazo na Suécia”, disse uma fonte.

A Traton também pode trazer um chamado investidor de pedra angular antes da listagem, embora nenhum acordo tenha sido fechado, disseram as fontes.

A VW planeja construir um negócio global de caminhões integrando suas divisões MAN e Scania para desafiar a Daimler e a Volvo.

A flotação poderia permitir que a Volkswagen Truck & Bus construísse uma caixa de guerra para aprofundar seu relacionamento com a Navistar, uma fabricante de caminhões dos EUA na qual agora possui uma participação de 16,85%.

O JP Morgan, o Goldman Sachs, o Deutsche Bank e o Citi foram mandatados como coordenadores globais para a listagem.

Os mercados mundiais escorregam nas preocupações da China; Dólar estável antes das negociações comerciais
O Barclays, o Bank of America, o BNP, o SEB e o Unicredit actuam como bookrunners conjuntos, enquanto o Commerzbank, o HSBC, o Societe Generale e o LBBW actuam como co-responsáveis.

($ 1 = 0,8752 euros)
Fonte: Reutrs

Nenhum comentário

Deixe seu comentário...