10 dicas de direção defensiva para caminhoneiros

10 dicas de direção defensiva para caminhoneiros

10 dicas de direção defensiva para caminhoneiros

Todo mundo que tem CNH já ouviu falar em direção defensiva. A disciplina é item obrigatório durante o curso teórico e prático para se habilitar. 


Mas, infelizmente, diante dos altos índices de acidentes de trânsito, uma minoria de condutores brasileiros coloca em prática seus pilares. Que tal fazer diferente e renovar seus conceitos na condução do seu bruto?

Iniciante ou não no trecho, a direção defensiva pode te ajudar a controlar melhor o caminhão e prever acidentes, deixando a viagem muito mais segura. Afinal, caminhoneiro prevenido vale por dois. Então, confira as dicas que a JS Peças preparou para você seguir essa conduta:


1 - Antes de colocar o bruto na estrada, faça uma revisão completa. Cheque os níveis do óleo, pneus, freios, faróis e até a carga que você está levando.

2- Veículos maiores protegem veículos menores e pedestres. Segundo os princípios de direção defensiva, o caminhoneiro é o maior responsável por todos que circulam na via. É muita responsabilidade e, por isso, atenção redobrada!

3- Planeje-se! Descubra detalhes que podem facilitar sua viagem antes de partir, como por exemplo, onde é a melhor parada para descansar ou o posto que tenha o combustível mais barato.

4- Revise sempre as regras de trânsito. E sempre fique de olho nas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para se manter atualizado.

5- Nada de ultrapassagens perigosas! Rodovias podem ser traiçoeiras até para motoristas experientes. Ande pela direita e só ultrapasse se o caminhão não estiver com uma carga muito pesada e no caso de ter um veículo de carga pesada em sua frente. Evite ainda ultrapassagens e transposições em pontes, lombadas, curvas ou trevos.

6- Foco sempre! Aparelhos eletrônicos e celulares distraem muito no trecho. Se esse for o seu caso, trate de tomar cuidado para não se surpreender.

7- Motorista cansado não é defensivo. Saber a hora de descansar é fundamental para evitar acidentes.

8- Não tenha pressa. A velocidade permitida na via deve ser respeitada, ainda mais no caso de ser um trecho novo para você. Lembre-se também de que trafegar abaixo da metade da velocidade permitida é infração de trânsito!

9- Cuidado redobrado em dias de chuva! Mantenha uma distância segura do veículo da frente, porque se precisar frear, não conseguirá fazer isso rapidamente.

10- Fique de olho em todas as situações ao seu redor. Você não pode colocar sua carga e muito menos a sua vida em risco. Desconfie de qualquer situação favorável demais!
Fonte: JS PEÇAS

Nenhum comentário

Deixe seu comentário...