PRIMEIRO CAMINHÃO ELÉTRICO DA DAF JÁ ESTÁ PRONTO PARA RODAR

PRIMEIRO CAMINHÃO ELÉTRICO DA DAF JÁ ESTÁ PRONTO PARA RODAR

PRIMEIRO CAMINHÃO ELÉTRICO DA DAF JÁ ESTÁ PRONTO PARA RODAR

Dentro do setor do transporte pesado existe uma marca com uma longa história em suas costas: a DAF. O fabricante holandês é muito consciente dos tempos de mudanças que vivemos atualmente e por isso, no início deste ano apresentou sua nova linha de caminhões elétricos CF.
Agora, a marca aliou-se com a rede de supermercados Jumbo, entregando a primeira unidade de seu caminhão totalmente elétrico, com o objetivo de começar um programa de testes e assim poder avaliar as capacidades e possíveis erros no funcionamento desse modelo antes de iniciar sua produção em série definitiva. Graças a esse movimento, a rede Jumbo espera reduzir as emissões de CO2 de sua frota de veículos em 50% para 2020.
Um dos grandes colaboradores desse projeto foi o fabricante de ônibus VDL, uma marca originária da subdivisão da DAF para o transporte coletivo, pois foi o encarregado de fornecer os propulsores elétricos a esses novos caminhões eletrificados. Falamos de motores com uma potência de 282 cv, associados a um pacote de baterias de 170 kWh de capacidade, o que lhes permite rodar uma distância de até 100 quilômetros com uma capacidade de rebocar 40 toneladas.
Embora seja verdade que a autonomia não é muito ampla para um veículo de transporte, a tecnologia das baterias permite que possam ser recarregadas em até 80% de sua capacidade em 30 minutos, além de ser recarregada por completo em apenas uma hora e meia. Além disso, a zona de funcionamento desse caminhão será a área urbana, de modo que não será submetido a longas distâncias por estrada.
Nas palavras de Harry Wolters, membro da junta diretiva da DAF: “O setor de transporte está a ponto de sofrer uma grande transformação. Os caminhões elétricos parecem tornar-se a norma para entregas em áreas urbanas em um futuro previsível. Estou particularmente orgulhoso de que hoje seja o começo de um projeto de testes de campo em grande escala que fará com que a DAF trabalhe em colaboração com VDL e Jumbo. Esse projeto permitirá compilar dados e experiências úteis em relação com a tecnologia e os aspectos operacionais. Então podemos usar esses dados para assegurarmos de que o modelo de produção em série proporcione a solução ideal para os futuros requisitos do mercado.”
Por outro lado, o diretor da Jumbo, Frits van Eerd, comentou o seguinte: “A introdução desse novo caminhão elétrico é o passo seguinte para o nosso objetivo de implementar uma estratégia sustentável para nossa frota de veículos. Nosso negócio nos coloca no centro da comunidade, e nosso objetivo final é utilizar veículos elétricos para abastecer 45% de nossas lojas.”
Fonte: Planetz Cars

Nenhum comentário

Deixe seu comentário...