Caminhões da Carga Solidária da IVECO atravessam o Brasil e levam alegria à Palestina do Pará

Mobilização levou um Natal especial para mais de 2.000 crianças da pequena cidade do interior do Pará


O Natal das crianças de Palestina do Pará (PA), uma cidade pequena, simples e distante, era uma festa acompanhada apenas pela televisão. Mas, neste ano, foi diferente. Tudo mudou com a chegada dos caminhões da Carga Solidária da IVECO, cheios de brinquedos, depois de percorrerem 5.521 quilômetros de distância. Por lá, o mês de dezembro de 2018 será lembrado pela demonstração de solidariedade, capaz de atravessar o País e engajar diferentes pessoas que compõem a cadeia do setor de transporte no Brasil.

Ao longo de dois meses, a IVECO, marca da CNH Industrial, e seus parceiros se mobilizaram para arrecadar as doações. A iniciativa começou na última etapa da Gincana do Caminhoneiro, em Campo Largo (PR). Os caminhoneiros foram convidados a doar os primeiros brinquedos e participaram do início ao fim da ação.
O engajamento das pessoas gerou uma grande corrente do bem e a campanha teve a colaboração dos concessionários, fornecedores, clientes, parceiros, além da fábrica da IVECO em Sete Lagoas (MG). No total, foram arrecadados 3.685 brinquedos, que foram distribuídos para 2.280 crianças.]




“A Carga Solidária da IVECO é um projeto que temos muito orgulho de desenvolver. Nesta segunda edição, escolhemos Palestina do Pará, uma cidade pequena, de difícil acesso para caminhões e que tem um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo”, explica Ricardo Barion, diretor de Marketing e Vendas da IVECO para a América Latina. “A entrega dos brinquedos fechou o ciclo de um ano positivo e de um projeto de sucesso iniciado em outubro, com o envolvimento dos caminhoneiros. Foi a melhor forma de retribuir e compartilhar os resultados conquistados em 2018 e inspirar bons exemplos”, completa Barion.

Na estrada, um destino
Os caminhões da IVECO atravessaram o Brasil para fazer o Natal de muitas crianças mais feliz. Dessa vez, o desafio de levar a carga até o destino final, compartilhado diariamente entre milhares de caminhoneiros que trafegam em estradas brasileiras nas mais diversas condições, teve uma motivação maior: entregar milhares de brinquedos na cidade de Palestina do Pará, localizada a 648 km da capital Belém.

“O povo de Palestina é humilde e muito respeitoso uns com os outros. É um local tranquilo”, disse o morador Jovani de Brito. Outra cidadã de Palestina do Pará, Maria Sônia, destacou que a “crianças de lá só conhecem as grandes festas de Natal por meio da televisão”.

“Atravessamos o Brasil enfrentando uma série de dificuldades na estrada, como sol intenso, altas temperaturas, fortes chuva, estradas de terra, pontes estreitas, e balsas. Mas não desistimos, pois a nossa carga era muito especial”, diz Maurício Corrêa, gerente de marketing da IVECO. “Com o apoio da prefeitura local, conseguimos, realmente, fazer uma surpresa para a cidade. Além dos brinquedos, muitas crianças conheceram, pela primeira vez, o Papai Noel. Conseguimos ver diferentes sorridos em todos os rostos da cidade. Foi um Natal único e feliz”, completa Corrêa.

Corrente do bem

Na cidade de Laranjal Paulista (SP), por exemplo, milhares de brinquedos foram doados por um cliente. A ação contou ainda com a participação ativa do fornecedor de motores da IVECO, a FPT Industrial, outra marca CNH Industrial. A rede de concessionárias da IVECO também participou da arrecadação. Os esforços para o recolhimento dos brinquedos ficaram concentrados na cidade de Jundiaí (SP).
A ação foi acompanhada por profissionais de diferentes áreas desde arrecadação de brinquedos até a entrega. A caminheira Jessica Valoski, por exemplo, seguiu as doações com os caminhoneiros. Já o jornalista Sergio Kaskanlian, do canal Planeta Caminhão, documentou a entrega dos brinquedos em Jundiaí (SP).

Vídeo: Carga Solidária IVECO

A IVECO publicou um vídeo sobre a ação que está viralizando nas redes sociais. Ele documentou desde a doação inicial dos brinquedos até a entrega dos presentes na praça central da cidade, que ficou tomada pelas crianças. Em um clima de festa e alegria, o Papai Noel da IVECO apareceu para a multidão que o aguardava e distribuiu brinquedos para todas as crianças presentes. Tudo correu em meio a um clima de solidariedade e de confraternização.

No vídeo, as crianças destacaram a paixão por brincadeiras como jogar bola ou brincar com bonecas, carrinhos e carretas de plástico. “A Carga Solidária IVECO 2018 driblou obstáculos e enfrentou muita estrada para conquistar o sorriso das pessoas em Palestina do Pará, e é isso que mostra que todo o esforço valeu a pena”, finaliza Corrêa.