Tabela do frete: Maggi e tradings querem explicação da ANTT

Tabela do frete: Maggi e tradings querem explicação da ANTT sobre multas

Tabela do frete: Maggi e tradings querem explicação da ANTT sobre multas

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, e representantes de tradings vão se reunir com o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Mário Rodrigues Junior, nesta terça-feira, dia 13, para entender como funcionará a aplicação da multas para as empresas que descumprirem a tabela de preços mínimos dos fretes, prinic

Na sexta-feira passada, dia 9, o órgão estipulou sanções entre R$ 550 e R$ 10,5 mil para quem não seguir o tabelamento. Até então, as fiscalizações realizadas pela ANTT não geravam multa porque faltava essa regulamentação. Agora, todos estão sujeitos às penalizações.

As tradings não entenderam como vai funcionar isso na prática. Um dos motivos é porque, em alguns regiões, o preço de mercado está abaixo da tabela, mas o produto já foi comprado e vendido, faltando apenas a movimentação física.

“Vamos falar da última resolução da ANTT, entender como eles vão aplicar a norma. Não tem como anular. Há rotas nas quais os preços de mercado de frete hoje estão abaixo da tabela. Queremos entender como isso vai funcionar sendo que o produto já foi comprado e vendido e falta apenas a movimentação física”, afirmou o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), André Nassar. Segundo ele, no entanto, não há registros de multas aplicadas até o momento.

Entidades que integram o movimento Frete Sem Tabela, como a própria Abiove e a Associação Brasileira dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja Brasil), criticaram a resolução da ANTT. No encontro desta terça-feira, devem estar presentes o ministro Blairo Maggi, André Nassar, Makoto Yokoo, da Bunge, Patrícia Rocha, da COFCO, e Sérgio Navarro, da Louis Dreyfus.
 
Fonte: Canal Rural