PRF autua 15 caminhoneiros por descumprir lei do descanso no Piauí

PRF autua 15 caminhoneiros por descumprir lei do descanso no Piauí

A Lei 12.619/12 obriga os motoristas profissionais a descasar 11h

A Polícia Rodoviária Federal autuou 15 caminhoneiros na quinta-feira (08) no km 33 da BR-343 no município de Parnaíba por descumprimento da lei de descanso obrigatório ao motorista professional durante a jornada de trabalho diário e outras infrações.  


Durante a operação da PRF foram observados outras infrações, como falta do disco diagrama, suspensão veicular alterada, cargas com amarração inadequada e/ou transportada nas partes externas do veículo e 02 veículos de carga foram retidos por transitarem com o licenciamento vencido.


Sobre a Lei 12.619/12: Dentro do período de 24 horas, são asseguradas 11 horas de descanso, podendo ser fracionadas, e podem englobar os períodos de parada obrigatória, desde que seja garantido o mínimo de 8 horas ininterruptas no primeiro período e o gozo do restante dentro das 16 horas seguintes.


Nas viagens de longa distância, em que o caminhoneiro fica fora da base da empresa e de sua residência por mais de 24 horas, o repouso diário pode ser feito no veículo ou em alojamento com condições adequadas. 

Fonte: Meio Norte