Alemanha vai banir diesel das auto-estradas

Alemanha vai banir diesel das auto-estradas

Depois das maiores cidades alemãs terem decidido banir os motores diesel dos seus centros, eis que a perseguição aos motores a gasóleo mais antigos se estende igualmente às auto-estradas.

Um tribunal alemão decidiu que as cidades de Gelsenkirchen e Essen podiam proibir os modelos com motores diesel mais antigos de circular em determinadas áreas, especialmente junto ao centro. E, pelos mesmos motivos, acedeu ao pedido para bani-los em certas zonas da A40, sendo esta a primeira vez que um determinado tipo de veículo é impedido de circular numa auto-estrada, devido às emissões poluentes.

As restrições determinadas pelo tribunal deverão ser implementadas já a partir de Julho de 2019. Mas, de acordo com a Deutsche Welle, há já quem deseje apelar da decisão. Na linha da frente estará o responsável do Ambiente do Reno Norte-Vestefália, com o argumento de que se é possível numa cidade prescindir de um veículo mais poluente, porque existe a hipótese de recorrer ao transporte público, além de táxis e outras soluções de mobilidade, não existem tantas alternativas ao impedimento de circular numa auto-estrada.


A proibição de transitar na A40, para veículos equipados com motores diesel homologados como Euro 5, ou anteriores, surge semanas depois de um tribunal aceitar a proibição da circulação nas cidades de Colónia e Bona em 2019, da mesma forma que o mesmo tipo de motorização mais poluente será igualmente interditada em localidades como Berlim, Frankfurt, Estugarda, Mainz e Aschen ainda este ano.

Recomendador: descubra o seu carro ideal
Não percebe nada de carros, ou quer alargar os horizontes? Com uma mão-cheia de perguntas simples, ajudamo-lo a encontrar o seu carro novo ideal.
Fonte: Obeservador