Scania lança colete conectado

Scania lança colete conectado

Peça permite aumentar a segurança do motorista durante a viagem

O IAA 2018, Salão Internacional de Veículos Comerciais de Hanover, na Alemanha, ocorrido de 20 a 27 de setembro, não apenas novidades em caminhões e ônibus, mas também em acessórios. A Scania aproveitou a feira para lançar O C-me, um colete de trabalho capaz de aumentar a segurança do motorista.
Dotada de tecnologia de conectividade, a peça permite configurar diversas funções por meio de aplicativo, como nível de iluminação, condições externas do caminhão, número do telefone de emergência, dentre outras programações.

Os ajustes são realizados via conexão Bluethooth com o celular do motorista e, do aparelho, comunicação com o Scania Fleet Management, o sistema de gestão de frota da fabricante. Dessa maneira, a aplicação pode transmitir eventual alarme e determinar a posição real do motorista.

Dentre os diversos ajustes disponíveis, o motorista pode, por exemplo, programar o acionamento das luzes incorporada no colete toda as vezes que sair da cabine quando o exterior estiver escuro. Sensores ainda podem detectar movimentos rápidos e involuntários, como uma queda.

“Isto é realmente algo que podemos chamar de ‘sexto sentido’. Uma peça de vestuário que fica em constante estado de alerta e que pode, de fato, fazer a diferença em situações que coloquem a vida do motorista em perigo”, resume Peter Hellberg, gestor de produto de acessórios para veículos na divisão global da Scania. “Cabe a cada usuário decidir com que nível de acompanhamento se sente confortável. Mas, estou convencido de que se alguém cair do caminhão durante uma entrega, e se ferir gravemente, gostaria de receber um rápido atendimento emergencial.”

O C-me estará disponível na rede de concessionárias Scania na Europa até o fim de 2018.

Fonte: Estadão