Quer se tornar um caminhoneiro? Temos ótimas dicas para quem está começando.

Quer se tornar um caminhoneiro? Temos ótimas dicas para quem está começando.

Quem quer se tornar um caminhoneiro tem um longo caminho a percorrer antes de começar a fazer frete. Por mais que a profissão de caminhoneiro seja uma inspiração de liberdade, você precisa se informar bem e tomar as decisões certas antes de começar.


RNTRC – Registro Nacional dos Transportadores Rodoviários de Cargas


Todas as pessoas que trabalham com serviço de transporte e entrega de carga mediante remuneração precisam ser registradas na ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre). Esse registro engloba todos os veículos de carga de categoria “aluguel” – placa vermelha –, com capacidade de carga útil igual ou superior a 500 Kg.


Acesse o site da ANTT para verificar o processo realizar o seu cadastro.


Tipo de Emprego


Quando se pensa em fazer frete, o caminhoneiro tem dois caminhos a seguir: ser autônomo ou empregado. Muitas vezes as pessoas pensam que ser empregado não é algo bom, mas essa pode ser a melhor escolha se você busca estabilidade e tranquilidade.


Caminhoneiro Autônomo


O primeiro passo para ser um caminhoneiro autônomo é dispor de capital para investir no próprio caminhão, mesmo que financiado. Ter contatos na área também é importante, pois a incerteza de trabalho pode comprometer todo o investimento feito no caminhão, caso não consiga lidar com o valor das parcelas.


Da mesma forma que os lucros podem ser maiores quando se tem o próprio caminhão, as despesas também aumentam e você será responsável por fazer manutenção e cobrir custos financeiros de alguma eventualidade.


Ser o próprio chefe significa lidar com burocracias administrativas como impostos e fluxo de caixa para garantir um pouco mais de estabilidade para os meses difíceis. Essa parte demanda bastante paciência e disciplina por parte do caminhoneiro.


Motorista Empregado


Este pode ser um caminho mais seguro para quem ainda não tem muita experiência na área e nem muitos contatos para conseguir trabalho. Se você deseja ter uma renda fixa mensal, esse é o caminho a seguir.



Por conta da situação financeira do país, muitas pessoas estão preferindo trabalhar para terceiros, contando com a segurança do salário todos os meses e evitando despesas com o caminhão. Isso faz com que a concorrência aumente e você precise se esforçar para se destacar no mercado.


Como já diz o ditado, “Mentira tem perna curta”, portanto nunca minta no seu currículo. Deixe-o com uma linguagem clara, sem erros de português e seja o mais sincero possível. Para facilitar existem modelos prontos na internet, e você pode baixá-los e apenas alterar as informações.


Especializações


Especializações Técnicas


Existem muitos modelos de frete, e alguns podem ter peculiaridades que exigem uma certificação do motorista. Casos como o transporte de produtos perigosos ou transporte de cargas indivisíveis se enquadram neste quesito. Remunerações melhores podem estar atreladas a esse tipo de frete, mas é preciso, por lei, estar preparado para lidar com eles.


 Especializações Gerais


Existem outros tipos de especialização, não exatamente ligadas a um tipo de transporte, mas que podem ajudar você a se tornar um profissional melhor. Alguns bons exemplos de cursos gratuitos e que podem ser feitos pela internet são de Logística, Gestão do Tempo, Finanças Pessoais e Marketing Pessoal. Procure por esse tipo de curso na internet e você encontrará diversas opções.


Tecnologia e Aplicativos de Celular


A vida do caminhoneiro mudou muito nas últimas décadas. A utilização de novas tecnologias aumentou o conforto e a segurança dos transportadores, que agora contam com rastreadores via satélite, GPS, aplicativos para frete, cálculo de custos e muito mais.


Aplicativos de Frete


Hoje o caminhoneiro não precisa ficar parado esperando trabalho. Com alguns aplicativos disponíveis para smartphones, é possível verificar anúncios de empresas com o tipo de carga disponível para frete e o caminhão necessário para o trabalho. Alguns exemplos de aplicativos deste tipo são: TruckPad, Busca Frete e Sontra Cargo.


Cálculo de Frete


Essa é uma das ferramentas mais úteis para quem está começando na profissão. Os aplicativos que calculam o frete ajudam o motorista considerar todos os gastos envolvidos em determinado tipo de frete, avaliando assim o valor proposta da transportadora e dizendo se vale a pena ou não aceitá-la. Exemplos: Cálculo de Frete e Lucrei no Frete.


Finanças Pessoais


Gerenciar uma empresa envolve diversos tipos de burocracia que os caminhoneiros autônomos precisam lidar. Os aplicativos de finanças podem auxiliar nesta parte, melhorando a organização dos gastos e administração da empresa. Um bom aplicativo deste tipo é o Guia Bolso, que pode ser sincronizado com a sua conta bancária para facilitar a utilização.


Esperamos que estas dicas ajudem você a realizar o seu sonho e rodar esse mundão em um caminhão.


Boa viagem!

Fonte: Blog Caminhão