DICAS PARA O CAMINHONEIRO MANTER A SAÚDE EM DIA NA ESTRADA

DICAS PARA O CAMINHONEIRO MANTER A SAÚDE EM DIA NA ESTRADA

Tão importante quanto cuidar da manutenção do seu caminhão, é cuidar da sua saúde! Afinal, não basta ter um caminhão em perfeitas condições, é preciso ter um corpo saudável. Dirigir horas seguidas faz muitos motoristas esquecerem que cuidar de si mesmo é essencial.

Separamos algumas dicas para você manter sua saúde 100%. Assim, você estará sempre pronto para encarar a estrada com conforto e qualidade de vida. Confira:

Alongamento



O alongamento ajuda a relaxar, ativa a circulação do sangue, reduz a tensão dos músculos e, consequentemente, as dores musculares. Para você, volveiro, que passa horas a fio na mesma posição, se alongar é imprescindível. Alongue as pernas, braços, pescoço e costas, sempre lentamente e na mesma duração de tempo para os dois lados do corpo. Sempre que fizer uma parada, estiver aguardando um descarregamento ou ficar preso no trânsito, aproveite para esticar os músculos.

Protetor solar
A vida na estrada também pode afetar sua pele, em função do sol. Usar protetor solar é algo muito importante, mas que muitas pessoas pensam ser necessário apenas na praia. O uso diário do filtro solar evita queimaduras, envelhecimento precoce da pele, manchas e o câncer de pele.

Dormir bem
Às vezes pode ser difícil, é preciso prezar por uma noite bem dormida! O sono é o jeito que o corpo encontra de se “reabastecer”, sendo uma grande fonte de energia. Corpo, mente e todo o organismo precisam estar bem descansados para proporcionar um dia produtivo e evitar sobrepeso, pressão alta, doenças cardíacas, vasculares e muitos outros problemas. Além disso, motoristas sonolentos podem causar acidentes.

Se alimentar bem
Mesmo na estrada, não abra mão de todas as refeições do dia! Café da manhã, almoço e jantar, somados a lanches leves nos intervalos das refeições principais são o ideal. Fuja das frituras e comidas pesadas nas refeições, aposte nas saladas, carnes grelhadas e carboidrato. Para os lanches durante a estrada, as frutas são a melhor opção.

Postura
Cuidar da sua postura é outro fator chave para sua saúde. Muitas vezes, sentar de maneira errada parece mais confortável, mas isso pode danificar ainda mais seu corpo. Postura incorreta pode causar problemas como hiperlordose lombar, escoliose e hipercifose. Tente sempre manter sua coluna reta e suas pernas em uma posição confortável perto de formar um ângulo de 90%.

Fonte: Volvo Trucks