ANTT passa a contar com diretorias temáticas

ANTT passa a contar com diretorias temáticas

ANTT passa a contar com diretorias temáticas

A ANTT decidiu adotar o regime de diretorias temáticas. Na prática, isso significa que cada um dos diretores será responsável por uma área diferente, supervisionando as superintendências e unidades organizacionais a que estão ligados, além de estabelecer as respectivas diretrizes administrativas, conforme informa a deliberação nº 661.

+JOTA: Faça o cadastro e leia até dez conteúdos de graça por mês!
De acordo com voto da diretora Elisabeth Braga, que embasou a deliberação, a medida vem como resposta a “recorrentes críticas” dirigidas à administração pública de maneira geral.

As percepções estariam baseadas “na suposta falta de expertise técnica” do corpo dirigente da agência ou ainda “na pequena familiaridade dos gestores com as várias políticas públicas complexas a cargo dos órgãos reguladores”.

“Assim, por meio da citada delegação, serão vinculadas à supervisão de determinado diretor as superintendências ou unidades organizacionais mais diretamente relacionadas com a formação técnica ou experiência profissional do supervisor”, diz o voto.

“Desta forma, espera-se que o desempenho das complexas tarefas a cargo das unidades técnicas seja monitorado com mais eficiência, podendo ser antecipadas soluções de gargalos administrativos ou identificados (e imediatamente sanados) problemas existentes nas fases iniciais do processo decisório (no planejamento ou na instrução técnica, por exemplo), muito antes de serem submetidos ao colegiado”, completa.

A medida, que já está em vigor, determina ainda que, antes da submissão de quaisquer demandas ao colegiado, a superintendência ou unidade deverá submeter os autos do processo ao diretor supervisor da área para avaliação.
Fonte: JOTA INFO