5 FORMAS DE PAGAMENTO PARA VOCÊ COMPRAR UM CAMINHÃO

5 FORMAS DE PAGAMENTO PARA VOCÊ COMPRAR UM CAMINHÃO

Seja para trabalhar por conta própria, para aumentar ou para modernizar a frota, comprar um caminhão é o sonho de muitos profissionais Brasil afora. Mas é preciso atenção e planejamento, pois os caminhões são caros e trazem despesas adicionais, como impostos, taxas e manutenções.


Você já se planejou e decidiu qual tipo de veículo vai comprar? Então esse post é para você, pois destacaremos as formas de pagamento para comprar um caminhão. Acompanhe!


À vista


Obviamente, o melhor meio de pagamento é à vista, uma vez que o comprador não pagará juros e ainda poderá conseguir um bom desconto na aquisição do caminhão. Mas não se preocupe! Se não for possível fazer a compra à vista, você pode recorrer a diversas maneiras de financiá-lo. Vamos conhecê-las?


Financiamento

BNDES Finame

O BNDES Finame é um financiamento que utiliza os recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), operado por bancos credenciados. Serve para adquirir equipamentos, máquinas e outros bens, desde que sejam novos e fabricados no Brasil, e é voltado para pessoas jurídicas. O fabricante do caminhão pretendido deve ser credenciado no BNDES.


Os maiores atrativos dos Finame são os juros reduzidos, aliados à carência, que pode chegar a 2 anos. Os prazos são definidos de acordo com o perfil do cliente, sendo que o de amortização é de 5 anos, normalmente.


BNDES Procaminhoneiro

O BNDES Procaminhoneiro é mais flexível que o Finame, permitindo que pessoas físicas e jurídicas financiem caminhões novos e usados, com a opção de incluir sistemas de rastreamento e seguro no custo total do financiamento. Também exige que os bens sejam fabricados no Brasil.


Aqui, a flexibilidade custa mais caro, com taxa de juros próxima de 15% ao ano. O prazo total do financiamento pode chegar a 8 anos, incluindo o prazo de carência, de até 6 meses.


Crédito Direto ao Consumidor (CDC)

O Crédito Direto ao Consumidor (CDC) é um financiamento concedido por instituições financeiras. Por isso, essa é uma opção viável tanto para pessoas físicas quanto jurídicas interessadas na aquisição de caminhões novos ou usados. É preciso pesquisar muito ao financiar por CDC, pois as taxas de juros variam muito entre as instituições. Uma vez contratado o crédito, as parcelas têm valor fixo.


Normalmente, o banco exige o próprio bem como garantia de pagamento do financiamento. Enquanto perdurar a dívida, constará nos registros do caminhão junto ao Detran uma anotação chamada gravame, que impede que ele seja transferido até que o banco a retire.


Quando se antecipa o pagamento das parcelas, o valor total do contrato é reduzido, pois os juros residuais são excluídos.


Consórcio

O consórcio é melhor para quem deseja adquirir o caminhão e não tem pressa. Nele, várias pessoas, físicas ou jurídicas, se juntam, intermediados por uma administradora.


Os participantes contribuem com parcelas mensais e equivalentes ao valor do bem pretendido, durante um prazo predeterminado. Há também uma taxa da administradora, definida na contratação e diluída nas parcelas, além de seguro e fundo de reserva, usados para garantir que o grupo funcione ao longo do tempo. As parcelas sofrem reajustes sempre que o valor do bem de referência mudar.


O cliente recebe uma carta de crédito, utilizada para adquirir o caminhão pretendido no final do prazo de contrato, quando for sorteado, ou quando der o lance mais alto de cada assembleia. A maioria dos consórcios permite que se comprem veículos novos ou usados e de marcas variadas.


Caso opte pelo consórcio, procure uma empresa sólida e confiável, pois não há garantias de ressarcimento caso a empresa deixe de existir. A maioria dos fabricantes e concessionários tem planos próprios de consórcio.


São várias formas de pagamento para comprar um caminhão. Por isso mesmo, é preciso pensar bem e considerar diversos pontos importantes, como quanto dinheiro se tem disponível para uma entrada ou lance, quanto se espera de retorno com o trabalho do caminhão e quanto da renda pode ser comprometida por mês. Responder a essas questões garantirá um investimento seguro e acertado.


E então? Vai comprar seu caminhão em breve? Deixe seu comentário abaixo!

Fonte: Blog DEVA