Scania mostra colete conectado na Europa para aumentar segurança do caminhoneiro


  • O colete Scania C-me é um colete de segurança conectado, desenvolvido para trabalhar como um auxílio protetor para os condutores de caminhões
  • O Scania C-me conta com funções de comunicação integradas, como sistemas de iluminação automática e alertas de acidente/alarme, com conexão via Bluetooth
  • Se o condutor cair quando estiver fora do caminhão e ficar imobilizado, o sensor do Scania C-me ativará uma chamada de emergência
  • A tecnologia avançada da Scania proporciona maior segurança para os condutores que trabalham no interior e nas proximidades do veículo, graças à maior visibilidade e conectividade.

Hannover, Alemanha, 26 de setembro – Uma atração supresa da Scania durante a IAA 2018 (67º Salão Internacional de Veículos Comerciais), é um colete conectado para expandir a segurança do caminhoneiro durante a viagem. A feira, que começou no último dia 20, será realizada em Hannover até esta quinta-feira (27).
“O colete Scania C-me alia inteligência, visibilidade e segurança, que elevam o nível de proteção do condutor,” comenta Peter Hellberg, gestor de Produto de Acessórios para Veículos na divisão global da Scania. 

As funcionalidades do C-me são geridas por um app com múltiplas possibilidades de configuração, como nível de iluminação, as condições exteriores, o número de emergência, dentre outros, que podem ser ajustadas em função das preferências individuais do condutor. O colete C-me conecta-se com o celular do motorista via Bluetooth; a aplicação do telefone transmite o alarme e a posição real do motorista ao Scania Fleet Management, o sistema de gestão de frotas Scania, ou a um número de emergência pré-estabelecido. A aplicação pode também mostrar dados do operador, o número de vezes que entrou e saiu da cabine, além de outras informações relevantes.

O Scania C-me pode ser regulado de vários modos. Por exemplo, uma programação para que as luzes nele incorporadas liguem automaticamente quando o condutor sai da cabine e está escuro no exterior. Mesmo sem estas características, o colete cumpre com todos os requisitos legais europeus estabelecidos em vestuário protetor de alta visibilidade. A peça ainda tem um sensor capaz de detectar quando o caminhoneiro fica imobilizado após um movimento rápido involuntário (como uma queda) e aciona um alarme automático.
“Isto é realmente algo que podemos chamar de ‘sexto sentido’. Uma peça de vestuário que fica em constante estado de alerta e que pode, de fato, fazer a diferença em situações que coloquem a vida do motorista em perigo”, explica Hellberg. “Cabe a cada usuário decidir com que nível de acompanhamento se sente confortável. Mas, estou convencido de que se alguém cair do caminhão durante uma entrega, e se ferir gravemente, gostaria de receber uma rápido atendimento emergencial.” O colete Scania C-me estará disponível na rede de concessionárias Scania na Europa até o final  de 2018.