Nova geração do Actros ficou mais autônoma

Nova geração do Actros ficou mais autônoma

Caminhão Mercedes-Benz tem agora assistentes de direção parcialmente automatizados e câmeras no lugar de espelhos retrovisores

Pouco dias antes da abertura do Salão Internacional de Veículos Comerciais de Hanover, o IAA, na Alemanha, de 20 a 27 de setembro, a Mercedes-Benz apresentou em Berlim a nova geração do Actros, projeto que elevou o nível de automatização do caminhão com a evolução dos assistentes de direção.

A fabricante agora passou a oferecer seu modelo rodoviário com o Active Drive Assist capaz de frear, acelerar e guiar em qualquer faixa de velocidade. A nova função permitirá, por exemplo, que o motorista possa enfrentar ruas ou rodovias congestionadas sem precisar acionar acelerador e freio. A introdução da nova tecnologia faz da Mercedes-Benz a primeira marca a produzir um caminhão semiautônomo em série.

O assistente de direção em questão é baseado no ACC, o piloto automático adaptativo, oferecido inclusive no Brasil, mas que permite ser acionado somente acima de determinada velocidade.


“Com mais de 60 inovações, o novo Actros já coloca o futuro dos caminhões pesados ​​na estrada hoje. Apenas quatro anos depois da apresentação do Mercedes-Benz Future Truck 2025 em modo automatizado, estamos lançando o novo Actros com o primeiro sistema de assistência parcialmente automatizado do mundo em um caminhão produzido em série”, disse Stefan Buchner, chefe da Mercede-Benz Trucks durante o evento de lançamento em Berlim. “Quando equipado com Active Drive Assist, nosso novo Actros torna o negócio de logística significativamente mais seguro para todos os usuários da estrada e mais eficiente para nossos clientes.”
Fonte: Estadão