Grupo VW prepara OPV da Traton

Grupo VW prepara OPV da Traton

O Grupo Volkswagen está a estudar uma Oferta Pública de Venda de parte do capital da sua divisão de veículos pesados, confirmou à Bloomberg, o administrador financeiro, Frank Witter, no decurso de uma conference call com analistas e investidores, em Londres.

Em meados de junho, o Grupo alemão fez o rebranding da sua divisão de pesados, que passou a denominar-se Traton, tendo em vista a sua separação formal das restantes unidades do Grupo   a cotação em Bolsa das suas ações, na sequência de uma eventual Oferta Pública de Venda, que, no entanto, não acontecerá ainda este ano.

A Traton passou assim a controlar as marcas de pesados MAN e Scania e a deter a participação do Grupo VW no fabricante americano de camiões Navistar.

A operação de venda ao público de parte do capital da Traton garantirá ao Grupo um encaixe financeiro, importante para ajudar a pagar os pesados custos decorrentes da reparação dos problemas com os motores diesel.

Outra opção poderá ser, Segundo a Bloomberg, uma Oferta Pública de Venda de uma nova empresa que aglutinaria as marcas de luxo do Grupo – Porsche, Bentley e Lamborghini --, seguindo a pisadas da Ferrari e Aston Martin.

As marcas de luxo geram cerca de 60% dos lucros do Grupo e segundo as estimativas da Bloomberg poderão atingir um valor em Bolsa superior a 120 milhões de euros, duas vezes o valor atual de todo o Grupo.
Fonte: Auto Monitor