FPT INDUSTRIAL REVELA SOLUÇÕES EM PROPULSÃO ALTERNATIVA NO IAA 2018

FPT INDUSTRIAL REVELA SOLUÇÕES EM PROPULSÃO ALTERNATIVA NO IAA 2018

FPT INDUSTRIAL REVELA SOLUÇÕES EM PROPULSÃO ALTERNATIVA NO IAA 2018

No IAA 2018, em Hannover, na Alemanha, a FPT Industrial lança seu novo conceito e-Powertrain e exibe soluções em motores elétricos. Com essas apostas, a marca da CNH Industrial confirma sua posição como fornecedora de múltiplas energias, capazes de atender às necessidades dos clientes com uma ampla gama de soluções personalizadas de propulsão alternativa. Os visitantes da IAA podem conhecer o conceito e-Powertrain com os novos eixos elétricos, além dos motores F1A Diesel e F1C Gás Natural combinados com motores elétricos. Um trem de força movido a células de combustível a hidrogênio, desenvolvido para a IVECO, outra marca do grupo, também é apresentado como um estudo conceitual para o futuro.
O principal exemplo do novo desenvolvimento da FPT Industrial no campo elétrico é o eixo elétrico conceito e-Powertrain. Um motor elétrico totalmente integrado, com potência acima de 250 kW e gerenciado por uma unidade compacta, transferindo a potência e o torque para as rodas por meio da unidade de engrenagens. Esse conjunto gera um conceito modular que pode ser facilmente adaptado para diversos layouts e capacidades de carga de veículos.

O sistema propicia eficiência de 98% nas principais condições de trabalho e apresenta um diferencial integrado e um sistema de estacionamento que inclui todos os recursos de segurança. Conforme já mencionado, a principal vantagem do eixo conceito é o fato de ser facilmente adaptável às diferentes necessidades dos clientes. A solução é compatível com três layouts de veículo (tração traseira, dianteira ou integral), com diferentes sistemas de suspensão (independente ou rígido), bastando substituir a estrutura externa, sem impactar os componentes principais. Até mesmo a capacidade de carga pode ser adaptável: o dimensionamento do motor elétrico e o design, que garantem robustez e uma ampla aplicação, permitem que seja utilizado em diferentes categorias de veículos, tais como veículos comerciais leves, pesados e de passageiros. Por fim, graças ao design compacto, o eixo elétrico pode ser instalado até mesmo em veículos com layouts bem apertados.
O trem de força híbrido a diesel é composto por um motor F1A com faixa de potência que vai de 136 a 156 hp. O motor, pela primeira vez homologado para veículos pesados, é apresentado em uma configuração elétrica paralela, a qual melhora ainda mais as emissões que já são baixas. O trem de força também apresenta outros elementos, como a transmissão manual 2835.6, a caixa de transferência e os eixos traseiros NDA da FPT Industrial.

O motor tem um deslocamento de 2,3 litros e combina a menor taxa de emissão de poluentes da categoria com as qualidades de um motor a diesel de última geração. Ele apresenta excelente durabilidade e baixas emissões de NOx. Em 2016, foi completamente reprojetado e os desenvolvimentos focaram na diminuição de atritos, na otimização do sistema de resfriamento e na adoção de um deslocamento variável da bomba de óleo, o que levou à redução do consumo de combustível e do custo total de propriedade (TCO). Além disso, em relação à aplicação de veículo comercial leve (LCV), o F1A equipa a van IVECO Daily Blue Power, vencedora do International Van of the Year 2018. Para melhorar ainda mais o consumo de combustível e o desempenho, foi introduzido um novo turbocompressor eletrônico com geometria variável.

Por fim, ele não é apenas o motor mais vendido na Europa no segmento LCV, mas também apresenta a melhor durabilidade, herdada de um motor industrial.

O F1C Gás Natural, outro híbrido, combinando gás natural com um sistema elétrico (Siemens ELFA e-drive), oferece a solução perfeita para aplicações de ônibus urbano.

Mais usado em centros urbanos, esse híbrido apresenta gerenciamento inteligente de energia e diversos benefícios em termos de reduções de emissões, incluindo consumo de combustível, ruído e CO2. Esse sistema permite que ônibus de até 12 metros tenham acesso a regiões restritas a veículos sem emissões (normalmente cidades grandes e áreas metropolitanas), graças à opção de modo 100% elétrico.

As economias são resultantes da redução do consumo de combustível e das emissões de CO2, esta última reduzida em até 30%. O F1C Gás Natural apresenta deslocamento de três litros e potência de até 136 hp com 350 Nm de torque máximo.

O F1C Gás Natural, como qualquer outro motor movido a gás natural da FPT Industrial, pode ser abastecido com GNC (gás natural comprimido), GNL (gás natural liquefeito) e biometano, o que pode reduzir praticamente todas as emissões de CO2. O motor também fornece a mesma robustez e confiabilidade que o seu equivalente a diesel e fornece vantagens significativas em relação aos produtos semelhantes da concorrência, tais como maior torque, menores ruídos e vibrações, resultando em conforto superior para dirigir.

Especificações do F1A Diesel Híbrido
Arquitetura: motor de 4 cilindros em linha
Admissão: turbocompressor eletrônico com geometria variável e aftercooler
Injeção: Common Rail de 1600 bar
Válvulas por cilindro: 4
Deslocamento (l): 2,3
Diâmetro interno (mm): 88
Curso (mm): 94
Faixa de potência em hp (kW): de 136 a 156 (100 a 114), a 3.600 rpm
Faixa de torque em Nm: 350 (-380), a 1.500 rpm
Intervalos entre revisões (km): até 50.000 (dependendo da tarefa)
Peso (em kg): 204
ATS: EGR de alta pressão + DPF ClosedCoupled + SCR

Especificações do F1C Gás Natural Híbrido
Arquitetura: motor de 4 cilindros em linha
Admissão: turbocompressor com comporta com pós-resfriador
Injeção: multiponto com combustão estequiométrica
Válvulas por cilindro: 4
Deslocamento (l): 3,0
Diâmetro interno (mm): 96
Curso (mm): 104
Faixa de potência em hp (kW): 136 (100) a 3.500 rpm
Faixa de torque em Nm: 350, a 1.500 rpm
Intervalos entre revisões (km): até 40.000 (dependendo da tarefa)
Peso (em kg): 245
ATS: catalisador de 3 vias
Fonte: Acessória de Imprensa