Volkswagen Truck & Bus altera nome para Grupo Traton

Volkswagen Truck & Bus altera nome para Grupo Traton

Sob mesmo guarda-chuva, MAN, Scania, VW Caminhões e Ônibus e Rio terão colaboração mais estreita 

A partir da quinta-feira, 30, a Volkswagen Truck & Bus adotou uma nova identidade e tornou oficial a alteração de seu nome para Grupo Traton (Traton AG), conforme havia anunciado em junho, após concluir sua separação da divisão de caminhões e ônibus do Grupo Volkswagen. O conglomerado reúne as marcas de veículos comerciais MAN, Scania e Volkswagen Caminhões e Ônibus, além da plataforma digital Rio de conectividade. Em comunicado divulgado nesta mesma data, o grupo informa que sua nova configuração permitirá às empresas estreitarem colaboração e promover sua independência para que se tornem mais lucrativas, inovadoras e com maior presença global.

“A Traton é uma empresa jovem, com o jeito único de uma startup e a vasta experiência de suas marcas tradicionais. Essa combinação tem o que precisamos para reinventar o transporte para as futuras gerações. A partir de hoje, começaremos a difundir o espírito da Traton por todas as nossas marcas, instalações e cargos e nos dedicamos a levar o transporte ao próximo nível”, declarou Andreas Renschler, CEO da Traton AG e membro da diretoria da marca Volkswagen.


O grupo que até então se denominava Volkswagen Truck & Bus foi criado em 2015 como divisão de veículos comerciais do Grupo VW, que até então mantinha sob o mesmo guarda-chuva as operações das marcas de automóveis e comerciais pesados. Depois daquele ano, a divisão passou a operar com mais independência e agora separou-se de vez da holding, com nome distinto e ações próprias em bolsa.

“A Traton confere às nossas marcas um novo potencial de identificação. Ela ajudará a distinguir o grupo das outras marcas Volkswagen. Desde que começamos a trabalhar juntos, todos os membros da nossa equipe estavam ansiosos para levar as coisas ao próximo nível por meio da colaboração e ajudar nossos clientes a vencer a corrida. Essa ideia tem um nome: Traton”, disse Roberto Cortes, CEO da VW Caminhões e Ônibus e membro do conselho administrativo do Grupo Traton.


Após sua consolidação, a companhia iniciou um processo de parceria estratégica entre as marcas MAN, Scania, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Rio, inclusive combinando forças e sinergias em compras, pesquisa e desenvolvimento.

“Nosso Grupo é composto por marcas fortes e únicas, mas a Traton nos fortalece ainda mais. Sob o mesmo teto, podemos juntar forças e combinar nossa capacidade de inovação”, disse Henrik Henriksson, CEO da Scania e membro do conselho administrativo da Traton AG.

Com a adoção do novo nome e identidade visual, o grupo está em processo de internalização para difundir os novos conceitos da companhia a seus funcionários em todos as áreas, com eventos paralelos realizados em Munique, Braunschweig, São Paulo e Södertälje. Para isso, foram indicados embaixadores que fazem parte da nova geração da Traton: eles incentivarão e motivarão as demais equipes a se conectarem entre as marcas, hierarquias e funções com a ajuda de uma plataforma interna, com conteúdos multimídia, que ajudará a manter o movimento de integração.

“Como grupo, nós crescemos juntos mais rápido do que o esperado. Agora, estamos cada vez mais potencializando a combinação de nossas forças e compartilhando experiência entre as marcas. A Traton, nova identidade do grupo, reflete nosso DNA e nossa mentalidade aberta para que possamos aprender uns com os outros e descobrir novos caminhos. Ela representa esta abordagem conjunta e vai promovê-la ainda mais”, diz Joachim Drees, CEO da MAN e membro do conselho administrativo do Grupo Traton.

O nome Traton foi criado a partir da combinação das palavras transporte e tonelagem, que também trazem premissas dos dizeres transporte, transformação e tradição.
Fonte: Automotive Business