Ford entra no segmento 8x2 com Cargo Power 3031

Ford entra no segmento 8x2 com Cargo Power 3031

Com ele, montadora expande sua atuação na divisão dos semipesados, que já cresceu quase 30% este ano 

A Ford está lançando o Cargo Power 3031 8x2, seu primeiro caminhão com dois eixos direcionais. Fabricado dentro da unidade de São Bernardo do Campo (SP), o modelo utiliza motor Cummins de 306 cavalos e duas opções de transmissão fornecidas pela Eaton, manual de nove marchas ou automatizada (Torqshift) com dez. O peso bruto total (PBT) é de 29 toneladas.

A Ford oferece taxa de 0,96% para pessoa jurídica, entrada de 20% e saldo em 48 meses. A carência é de 90 dias, em tese suficiente para instalar o implemento e pôr o caminhão para trabalhar. 

O novo Cargo também tem duas opções de distância entre eixos, 5,3 ou 6,3 metros, e cabine leito ou semileito. Os principais concorrentes são fabricados pela Mercedes-Benz, Scania, Volkswagen e Iveco. A Ford espera vender neste primeiro momento pouco mais de 20 unidades por mês. 

“Acreditamos que 80% de suas vendas sejam de versões automatizadas. Os clientes estão percebendo pouco a pouco as vantagens desse sistema em economia de combustível e menor desgaste da embreagem”, afirma o diretor de vendas e marketing de Ford Caminhões, Oswaldo Ramos.

Se a economia mantiver o ritmo de crescimento, dá para esperar algo próximo a 300 unidades do 8x2 para 2019 na soma de versões manuais e automáticas. Segundo o diretor de vendas e marketing, Oswaldo Ramos, a cervejaria Ambev já adquiriu um lote desses novos caminhões e demonstrou interesse especial pela versão automatizada. 

“A Ambev é um cliente bastante evoluído, que testa e controla a produtividade em centavos, o que no fim de um ano resulta numa grande economia”, diz o executivo da Ford Caminhões. As entregas para a cervejaria vão ocorrer entre setembro e novembro. 

O novo modelo se enquadra no segmento de semipesados, que representa 15% do mercado total de caminhões e cujas vendas cresceram 28,6% de janeiro a julho de 2018 sobre o mesmo período do ano passado. Destes semipesados, as versões 8x2 já detêm 82% do total vendido pela melhor produtividade em relação aos 6x2 (com a fatia restante, de 18%). As principais aplicações esperadas pela Ford são para o transporte de mercadorias em baú (27%), carga seca sobre carroceria aberta (22%), carga refrigerada (19%) e combustível (14%).

PRODUÇÃO EM UM TURNO

Assim como o novo 8x2, toda a linha Cargo e também os F-350 e F-4000 são montados em São Bernardo do Campo em um turno apenas. A Ford adotou há algum tempo um modelo de trabalho chamado “Projeto Fusão”, em que os funcionários se alternavam durante os dias da semana na produção dos caminhões e do Fiesta hatch, único automóvel feito pela montadora no ABC.

“Atualmente, de 20 dias úteis, 15 são dedicados à produção dos caminhões”, garante Oswaldo Ramos.


No acumulado até julho a Ford vendeu 10,4 mil unidades do Fiesta, 120 carros a menos que em iguais meses do ano passado. Mas o volume total de caminhões até julho atingiu 4,8 mil unidades e aumentou 15,2%.

“Vamos crescer 20% este ano tanto no mercado interno como na produção. Não sentimos queda nas vendas para a Argentina, onde lideramos o mercado no mês de julho, e também estamos bem nas exportações para o Chile. Ainda temos dificuldades com outros mercados porque boa parte da América adota legislação de emissões menos rigorosa que a nossa, mas estamos avançando”, diz o executivo.

14 MODELOS AUTOMATIZADOS ATÉ O FIM DO ANO

De acordo com a Ford, de 2017 para 2018 a participação do câmbio automatizado subiu de 37% para 56% e aumentará também em 2019. Até o fim de 2018 a Ford estenderá a transmissão Torqshift para mais sete modelos: 1419, 1519, 1719, 1933 (4x2) e também 2631, 3131 e 3133 (4x4). “Eles foram desenvolvidos no campo de provas de Tatuí (SP) e já estão prontos”, diz Ramos. Ao todo serão 14 opções automatizadas.
Fonte: Automotive Business