6 cuidados para cargas pesadas!

6 cuidados para cargas pesadas!

Informe-se sobre 6 cuidados para cargas pesadas!

Fazer o transporte de cargas pesadas é uma tarefa que exige uma logística completamente alinhada e preparada. Basta um descuido para que acidentes com elevados prejuízos aconteçam, então o ideal é se manter atento.

Para garantir que o produto chegue ao cliente final como o esperado, alguns cuidados devem ser empregados de maneira antecipada. A seguir, você vai conferir 6 desses cuidados e como proceder!

Conheça o tipo de carga pesada
Um dos primeiros cuidados deve ser o de conhecer qual é o tipo de carga pesada envolvida. A carga indivisível, por exemplo, exige cuidados especiais, já que ela não pode ser dividida em outras partes, o que tende a facilitar o transporte.

A carga excedente em peso ou com dimensões muito altas precisará de um transporte específico que a comporte, da mesma forma que acontece com uma carga muito comprida, estilo gôndola.

Cuide da armazenagem
Antes mesmo de a carga sair para o cliente final é fundamental que ela seja armazenada corretamente. Esse cuidado é importante porque garante a segurança dos materiais e também torna mais fácil o processo de carregamento na carreta.

Nesse sentido, é importante escolher uma empresa de armazenagem de qualidade e experiência, que ofereça espaços com características e dimensões adequadas para o tipo de carga que pretende transportar.

Faça um planejamento de transporte
A partir do reconhecimento do tipo de carga pesada é necessário fazer um planejamento de transporte. Esse planejamento deve levar em consideração os principais problemas envolvidos nessa etapa, resolvendo-os de maneira antecipada.

Se a carga é muito alta, por exemplo, é necessário cuidar ainda mais do planejamento de rotas. Assim, evita-se que a carreta fique presa em um caminho sem poder passar sob determinado viaduto, por exemplo.

Tenha cuidados com as carretas
Por falar em carretas, também é necessário pensar em alguns cuidados com esses meios de transporte. Para evitar acidentes e paradas, seus cavalos mecânicos devem ser reforçados para que aguentem o peso da carga em questão. Além disso, também é necessário selecionar o tipo certo de acordo com cada carga.

Uma carga comprida exige uma carreta extensiva, enquanto as mais altas pedem uma do tipo lagartixa. Cargas que demandam uma boa distribuição de peso precisam de distribuidores da carga para evitar a sobrecarga em determinados pontos.

Embale a carga corretamente
Cada carga pesada possui suas próprias características quanto ao acondicionamento e embalagem. Mesmo as cargas indivisíveis podem precisar de algum tipo de embalagem primária, como proteção ao seu redor para manter-se fixa.

Sendo assim, é necessário avaliar o tipo de carga e de produto e selecionar a embalagem mais adequada. O ideal é que ela esteja devidamente identificada e com todos os sinais necessários, como necessidade de cuidados devido à fragilidade do item.

Oriente o correto manuseio
Além de garantir a segurança, um manuseio adequado da carga pesada também evita acidentes e diminui a necessidade de retrabalhos. É fundamental que a equipe esteja preparada para fazer um manuseio adequado dos itens.

Se for necessário, devem-se utilizar equipamentos específicos para ajudar no carregamento e posicionamento correto da carga, de modo a garantir que o transporte aconteça sem maiores problemas.

O transporte de cargas pesadas exige cuidados que vão desde a análise do tipo de carga e cuidado com a carreta até a armazenagem e carregamento adequados. Com isso, garante-se a integridade dos itens e a satisfação do cliente final.
Fonte: Arm Logistica