06 DICAS DIREÇÃO ECONÔMICA: SAIBA COMO GASTAR MENOS DIESEL COM O CAMINHÃO


06 DICAS DIREÇÃO ECONÔMICA: SAIBA COMO GASTAR MENOS DIESEL COM O CAMINHÃO

Com o alto preço dos combustíveis no país, o foco dos caminhoneiros atualmente tem sido economizar o máximo possível de diesel. Felizmente, existem diversos hábitos que permitem que o consumo do caminhão reduza significativamente. A direção econômica, nome dado a essa busca por menores gastos com combustíveis por meio de boas práticas ao volante, tem sido a meta de milhares de motoristas em todo o país.


Você também busca diminuir os gastos com o caminhão? Então veja a seguir as nossas dicas e aprenda a gastar menos diesel!


Evite acelerar demais

A matemática é simples: quanto maior a aceleração, maior o giro e, dessa forma, mais combustível é injetado na câmara de combustão do motor. Por isso, os famosos “pés pesados” gastam bem mais com diesel quando comparado aos motoristas que dirigem tranquilamente.




Para manter uma direção econômica, é necessário dirigir na faixa “verde” do conta-giros, ou seja, a faixa na qual o motor tem melhor eficiência. Evite acelerar demais e procure manter o caminhão com velocidades constantes para ter menos gastos combustíveis.


Faça as revisões corretamente

As manutenções preventivas do caminhão são fundamentais para garantir o seu desempenho e integridade. As revisões são as grandes responsáveis por evitar quebras no caminhão, além de assegurar que ele esteja o mais parecido possível com as características originais de fábrica.


A troca de óleo do motor, a substituição de filtros e a manutenção do sistema de arrefecimento são procedimentos realizados nas revisões e que mantêm o motor em pleno funcionamento, garantindo uma melhor combustão. Isso faz com que o consumo do caminhão permaneça o mais próximo possível do estipulado pelo fabricante.


Mude as marchas nas rotações certas

Fazer a troca de marchas de maneira errada ou utilizar o câmbio inadequadamente pode fazer com que seu caminhão tenha um consumo acima da média. Para ter uma direção econômica, é preciso mudar as marchas no momento certo, sem forçar muito o motor e gastar combustível de forma desnecessária.


Não rode com excesso de carga

Ultrapassar o limite de carga, além de ser passível de multa, pode prejudicar bastante o seu caminhão. Encher demais a caçamba ou o baú da máquina força a suspensão e os pneus, aumentando o desgaste a podendo causar quebras. Além disso, quanto maior for a quantidade de carga, maior é a potência requerida pelo motor, logo aumenta-se o consumo do caminhão.


Calibre os pneus

Pneus descalibrados podem fazer com que o consumo de combustível aumente em até cerca de 30%. Para evitar esse gasto desnecessário, calibre os pneus todas as vezes que for abastecer o caminhão. E lembre-se: utilize sempre a pressão estipulada pelo manual do fabricante, considerando que o veículo irá rodar bastante carregado.


Planeje o caminho

Seus planos são gastar menos combustível? Então rode menos! Para isso, basta estudar melhor o destino e as rotas a serem utilizadas. Planeje o caminho a ser seguido e cada umas das paradas, para evitar pegar trânsito na estrada e fazer um trajeto curto.

Fonte: Compulog

Esta postagem foi publicada em 28 de agosto de 2018 08:42

Compartilhar
admin_brasildotrecho

Deixe um comentário

Postagens recentes

Vídeo mostra escavações sendo realizadas de forma inacreditável

Difícil de acreditar quando percebemos algumas situações de escavações sendo feitas de forma negligente, com…

15 horas atrás

Caminhoneiro faz piada e acaba sendo morto

Após uma brincadeira do caminhoneiro, o eletricista tomou uma atitude errada e completamente equivocada

15 horas atrás

Caminhoneiro na Argentina manda recado para o Presidente Bolsonaro

Caminhoneiro argentino grava um depoimento e envia recado para Bolsonaro e para os Brasileiros, para…

15 horas atrás

Como foi feito o comercial da Volvo com o ator Jean-Claude Van Damme

Esse incrível comercial da Volvo que gerou uma série de vários outros, teve inicialmente o…

15 horas atrás

Raízen personaliza caminhão Volvo FMX com grafismo e as cores LGBTia+

A pretensão da Raízen, que é uma empresa integrada de energia e referência em biocombustíveis,…

16 horas atrás

Caminhoneiro entra dentro de enchente e o pior acontece

Caminhão provocou uma forte onda de água.

23 horas atrás