06 DICAS DIREÇÃO ECONÔMICA: SAIBA COMO GASTAR MENOS DIESEL COM O CAMINHÃO


06 DICAS DIREÇÃO ECONÔMICA: SAIBA COMO GASTAR MENOS DIESEL COM O CAMINHÃO

Com o alto preço dos combustíveis no país, o foco dos caminhoneiros atualmente tem sido economizar o máximo possível de diesel. Felizmente, existem diversos hábitos que permitem que o consumo do caminhão reduza significativamente. A direção econômica, nome dado a essa busca por menores gastos com combustíveis por meio de boas práticas ao volante, tem sido a meta de milhares de motoristas em todo o país.


Você também busca diminuir os gastos com o caminhão? Então veja a seguir as nossas dicas e aprenda a gastar menos diesel!


Evite acelerar demais

A matemática é simples: quanto maior a aceleração, maior o giro e, dessa forma, mais combustível é injetado na câmara de combustão do motor. Por isso, os famosos “pés pesados” gastam bem mais com diesel quando comparado aos motoristas que dirigem tranquilamente.




Para manter uma direção econômica, é necessário dirigir na faixa “verde” do conta-giros, ou seja, a faixa na qual o motor tem melhor eficiência. Evite acelerar demais e procure manter o caminhão com velocidades constantes para ter menos gastos combustíveis.


Faça as revisões corretamente

As manutenções preventivas do caminhão são fundamentais para garantir o seu desempenho e integridade. As revisões são as grandes responsáveis por evitar quebras no caminhão, além de assegurar que ele esteja o mais parecido possível com as características originais de fábrica.


A troca de óleo do motor, a substituição de filtros e a manutenção do sistema de arrefecimento são procedimentos realizados nas revisões e que mantêm o motor em pleno funcionamento, garantindo uma melhor combustão. Isso faz com que o consumo do caminhão permaneça o mais próximo possível do estipulado pelo fabricante.


Mude as marchas nas rotações certas

Fazer a troca de marchas de maneira errada ou utilizar o câmbio inadequadamente pode fazer com que seu caminhão tenha um consumo acima da média. Para ter uma direção econômica, é preciso mudar as marchas no momento certo, sem forçar muito o motor e gastar combustível de forma desnecessária.


Não rode com excesso de carga

Ultrapassar o limite de carga, além de ser passível de multa, pode prejudicar bastante o seu caminhão. Encher demais a caçamba ou o baú da máquina força a suspensão e os pneus, aumentando o desgaste a podendo causar quebras. Além disso, quanto maior for a quantidade de carga, maior é a potência requerida pelo motor, logo aumenta-se o consumo do caminhão.


Calibre os pneus

Pneus descalibrados podem fazer com que o consumo de combustível aumente em até cerca de 30%. Para evitar esse gasto desnecessário, calibre os pneus todas as vezes que for abastecer o caminhão. E lembre-se: utilize sempre a pressão estipulada pelo manual do fabricante, considerando que o veículo irá rodar bastante carregado.


Planeje o caminho

Seus planos são gastar menos combustível? Então rode menos! Para isso, basta estudar melhor o destino e as rotas a serem utilizadas. Planeje o caminho a ser seguido e cada umas das paradas, para evitar pegar trânsito na estrada e fazer um trajeto curto.

Fonte: Compulog