ZF divulga ‘tecnologia inteligente’ para entregas urbanas na Alemanha

ZF divulga ‘tecnologia inteligente’ para entregas urbanas na Alemanha

ZF divulga ‘tecnologia inteligente’ para entregas urbanas na Alemanha


A vertiginosa expansão do comércio eletrônico exerce pressão sobre os serviços de entregas, e com isso são os clientes finais que querem definir quando e onde desejam receber seus pedidos. Com seu Innovation Van que tem tração puramente elétrica, a ZF disponibiliza toda a sua competência em condução automatizada para atender aos requisitos do setor de logística. A tecnologia é complementada por um algoritmo inteligente que considera as exigências do cliente final em tempo real e calcula o trajeto mais eficiente para a entrega.


O Innovation Van foi equipado com funções de condução autônoma do nível 4. O veículo de entrega dirige sozinho em ambientes urbanos, permanece na faixa mesmo em ruas e estradas sem as devidas marcações, reconhece semáforos e placas de trânsito e reage a situações de perigo inesperadas. Sem contar que é capaz de identificar e contornar obstáculos como veículos parados em fila dupla.

Para poder encontrar sempre o trajeto mais eficiente, o Innovation Van acessa um sistema de assistência baseado em nuvem, que armazena os dados de cada encomenda que está dentro do caminhão, como o local e a hora desejada de entrega, além de informações adicionais, como a validade de produtos perecíveis. “Com esses dados e considerando parâmetros como as condições do trânsito e o consumo energético, o algoritmo calcula em tempo real a sequência ideal para fazer as entregas”, explica o gerente de projeto Georg Mihatsch. “Podemos dizer que é a própria encomenda que encontra o melhor caminho até chegar ao cliente final – e o veículo apenas o segue”, reitera. O entregador recebe essas informações por óculos de realidade mista, permitindo que fique sempre de olho em todos os dados relevantes.
Fonte: Eae Maquinas