ZF apresenta soluções de tração elétrica para facilitar transição para a eletromobilidade

ZF apresenta soluções de tração elétrica para facilitar transição para a eletromobilidade

ZF apresenta soluções de tração elétrica para facilitar transição para a eletro mobilidade


Com o objetivo de facilitar e flexibilizar a transição para zerar as emissões no transporte coletivo urbano e reduzir os poluentes na logística, a ZF dá suporte às montadoras de veículos comerciais oferecendo know-how em tecnologia e competência em sistemas. Nesse contexto, a empresa fornece seu eixo elétrico tipo pórtico AVE 130 e o novo sistema de tração central elétrico CeTrax para ônibus urbanos, juntamente com todos os componentes necessários, como solução de sistema completo. Isso permite que as montadoras utilizem as plataformas de piso baixo e convencional para modelos com acionamento elétrico, o que torna a eletrificação de frotas mais rentável e fácil.


Os acionamentos elétricos também podem ser implementados na logística de longa distância. Para isso, a versão híbrida da transmissão TraXon para veículos comerciais alavanca os potenciais ainda não explorados de economia de energia com o máximo desempenho. Não são só as montadoras de carros de passeio que estão sob pressão com os limites mais rigorosos de emissões e com o debate público sobre o impacto ambiental dos poluentes.  Acima de tudo, é o transporte coletivo urbano que tem o dever de reduzir os níveis de emissões para aliviar o meio ambiente. Consequentemente, as montadoras de ônibus são confrontadas com altas despesas para fazer a integração dos sistemas e consideráveis custos de desenvolvimento.

Como líder mundial em tecnologia e com sua competência em sistemas, a ZF auxilia as montadoras nessa mudança, como pode ser visto em um novo veículo de demonstração desenvolvido pela ZF. O ônibus articulado de 18 metros de comprimento é equipado com dois módulos do eixo elétrico tipo pórtico AVE 130 que, com quatro motores, asseguram forte tração. A ZF fornece esses componentes como conjunto completo, incluindo avançados inversores, sistema de controle e unidade eletrônica. Com isso, a companhia garante eficiência energética perfeita – e ampla autonomia. Um único eixo portal elétrico AVE 130 acionado gera potência suficiente para um ônibus articulado padrão.

Basicamente, a instalação do AVE 130 não exige mais espaço do que um eixo pórtico convencional, o que significa enorme economia para as montadoras, já que não precisam desenvolver plataformas específicas para as soluções de eletromobilidade. O AVE 130 pode ser combinado com praticamente todas as fontes de energia, como baterias, supercapacitores, células de combustível e linha elétrica superior, sem contar que é perfeitamente adequado a conceitos híbridos seriais e versões plug-in. Isso oferece às montadoras e às operadoras de transporte flexibilidade máxima na escolha da alimentação de energia. Graças aos componentes padronizados de alto volume, sua facilidade na manutenção completa o pacote que a ZF preparou com o eixo elétrico AVE 130 para futuro dos ônibus urbanos.
Fonte: Eae Maquinas