Renault revela sua segunda geração de caminhões elétricos

Renault revela sua segunda geração de caminhões elétricos

Renault revela sua segunda geração de caminhões elétricos

Após dez anos de teste em condições reais de transporte junto aos clientes da Renault Trucks, a fabricante revelou uma segunda geração de veículos comerciais totalmente elétricos em fase final de serem lançados para o mercado. O furgão Renault Master Z.E. e os caminhões D Z.E. e D Wide Z.E. compõem a gama para atender operações urbanas com capacidades de 3,5 a 26 toneladas de peso bruto total (PBT).
A Renault Trucks, uma das empresas do Grupo Volvo, adianta que o furgão estará disponível ao mercado ainda este ano, enquanto os dois outros modelos começam a chegar aos transportadores europeu no ano que vem.


De acordo com a marca, no desenvolvimento dos produtos foi fundamental a parceria com os transportadores com o objetivo de reunir o máximo de informações a respeito do uso, do comportamento das baterias, da infraestrutura de recarga e manutenção dos veículos.
Os testes reais também permitiram que a própria Renault Trucks pudesse orientar os parceiros em relação à tecnologia elétrica, um conhecimento especializado que a marca absorve há vários anos com a oferta do caminhão leve Maxity Electric.

“Há dez anos fomos os primeiros a colocar em marcha a tecnologia com o objetivo de abrir caminho ao caminhão elétrico e melhorar a qualidade do ar das cidades”, conta Bruno Blin, presidente da Renault Trucks. “Atualmente, nossa gama de veículos elétricos tem um bom rendimento e os especialistas de nossa rede estão preparados para acompanhar os clientes na transição à eletromobilidade no transporte.”

Disponível a partir de setembro de 2018, o Renault Master Z.E. se apresenta como o veículo para atuar na distribuição de carga na chamada última milha. Com as baterias instalada sob os assentos, o volume de carga disponível é idêntico à sua versão convencional a diesel. O conjunto requer seis horas para recarga completa para autonomia de 120 km. Será ofertado como furgão, mas também em versão cabine-chassi. Traz motor que gera 57 kW e torque de 23 kgfm.

O Renault Trucks D Z.E. estará disponível para atender segmento de até 16 toneladas enquanto o D Wide Z.E. para 26 toneladas. Ambos serão fabricados na fábrica de Blainville-sur-Orne, na Normandia, França, a partir do segundo trimestre de 2019.

De acordo com o uso e a configuração das baterias, os caminhões terão alcance de 300 km, mas com objetivo de preservar capacidade de carga útil, a fabricante adianta que terá diferentes versões a fim de adequar o veículo ao uso.

Em corrente contínua, as baterias de íon-lítio dos caminhões estarão completamente carregadas entre 1 e 2 horas. Nas correntes alternadas, do tipo caseiras, os veículos precisarão de 12 horas na tomada.

O Renault Trucks D Z.E. será equipado com motor elétrico de 185 kW capaz de gerar torque de 43 kfgm, enquanto o D Wide Z.E. terá dois motores elétricos que juntos desenvolveram 370 kW e torque de 86,7 kgfm.
Fonte: Estadão