MAN rastreia frota com Roambee

MAN rastreia frota com Roambee

A T-Systems Brasil, unidade da provedora alemã de soluções e serviços de TI, acaba de concluir um projeto de implementação da solução Roambee na MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus VW e cavalos mecânicos MAN.
O projeto prevê o rastreamento de veículos de entrega dentro da planta da fabricante em Resende, no Rio de Janeiro. 

Antes da utilização do sistema, o rastreamento era feito por meio de cartões entregues aos motoristas dos caminhões. 


"Eles tinham que passar o cartão em um leitor no início e na finalização da entrega de um produto", explica Anna Carolina Gomes da Costa, da área de planejamento logístico da MAN.

Em março deste ano, a MAN procurou a T-Systems Brasil com o desafio de automatizar o processo. Com a solução Roambee, cada motorista que entra na planta da MAN recebe um sensor, que registra automaticamente cada entrada e saída de uma região de doca.

"Conseguimos implementar a solução sem qualquer instalação de infraestrutura e com um custo mínimo de manutenção", afirma Anna Carolina.

Com os dados gerados pelo sistema da Roambee, a área de logística da MAN passa a contar com um controle mais detalhado de seu transporte interno, assim como do dimensionamento de suas docas. 

A solução da Roambee é formada por equipamentos equipados com sensores portáteis sem fio (beacons) chamados "bees" e uma plataforma de software baseado em nuvem. Os bees e o software coletam grandes volumes de dados dos sistemas de gestão (ERPs), dos sensores e externos para entregar análise preditiva.

O sistema permite, por exemplo, o monitoramento em tempo real da temperatura e o status de localização de medicamentos sensíveis durante seu transporte.

A T-Systems opera o serviço a partir de seu data center na Alemanha.

O acordo da empresa para oferecer a solução da Roambee no Brasil foi firmada no início de 2018. A companhia também atua com a parceria nos Estados Unidos e na Alemanha. A Roambee é uma empresa do Vale do Silício fundada em 2013.

Fabricante dos veículos comerciais Volkswagen e MAN, a MAN Latin America é uma das maiores montadoras de caminhões e ônibus da América Latina. 

Fundada em 1981, a empresa já produziu 800 mil veículos, com mais de 100 mil unidades exportadas para mais de 30 países.

Com presença em mais de 20 países, a T-Systems tem 43,7 mil funcionários e vendas externas de € 7,9 bilhões (2016).

A T-Systems está presente no Brasil desde 2001. No país, conta com 13 escritórios e dois data centers Twin-Core ambos com certificação Tier III.
Fonte: Baguete