Dicas de Como Engatar e Desengatar a Carreta do Cavalo

DICAS DE COMO ENGATAR E DESENGATAR A CARRETA DO CAVALO

Dicas de como engatar e desengatar deixando muito fácil e simples aos caminhoneiros que realizam essa manobra constantemente. Com as dicas a seguir vão conseguir entender que não tem nenhum bicho de sete cabeça e na verdade seguindo os passos vai ficar cada vez mais fácil com a prática.

Como é popularmente conhecido pelos caminhoneiros essa operação também é conhecida de trela e destrelar, trela é para engatar e destrelar é o significado para desengatar o cavalo da carreta.

  • Quinta roda

O caminhoneiro deve prestar bastante atenção na quinta roda do cavalo mecânico, que por sua vez é ideal manter a quinta roda sempre bem lubrificada. A quinta roda tem um dispositivo chamado conhecido de garra da pinça, que tem como função travar e destravar a carreta ao cavalo mecânico. Logo é importante verificar o funcionamento da pinça para que não ocorra incidentes.

  • Freio da carreta

Durante o processo de destrelar a primeira coisa que deve ser verificado é ser o freio da carreta foi acionado, ou seja, evitando que a carreta desça desgovernada. Em seguida deve ser acionado os pés da carreta para servir de apoio.

  • Liberar a pinça

O próximo passo é puxar a pinça no sentindo para fora do cavalo mecânico, dessa forma, a carreta vai ser liberada do cavalo mecânico. E logo em seguida solta os cabos unidos entre a carreta e o caminhão.

  • Abaixar o pneu do truck

Já para engatar o caminhão é necessário abaixar o pneu do truck, caso esteja suspenso, deixando assim no mesmo nível entre o cavalo e a carreta.

Quando estiver dando ré para engatar, não é necessário que o caminhão fique 100% alinhado com a quinta roda, a fim de ajudar a quinta roda tem uma abertura inicialmente grande que gradativamente vai se fechando para o perfeito encaixe com o cavalo.

YouTube video