"Primato promove treinamento para motoristas da cooperativa"

A logística é uma das principais etapas do processo agroindustrial da Primato, pois é através dela que a matéria prima chega à indústria, é transformada em rações e faz a entrega aos cooperados. Tudo isso exige profissionalismo, cuidados com os detalhes e precisão. Atualmente, a Primato atende várias regiões do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e avança em outros Estados. A renovação da frota é constante, mas para que haja a correta utilização, é preciso a capacitação dos motoristas envolvidos. Com esse objetivo que a cooperativa e a empresa Icavel promoveram um Treinamento sobre Logística Assertiva.
TREINAMENTO
O treinamento aconteceu no dia 18 de abril no trailer que a empresa Icavel disponibiliza para o desenvolvimento de capacitação itinerante. Ministrada pelo Instrutor técnico de motoristas da Rede Volkswagen, Regison Antunes, o treinamento de cinco horas abordou temas específicos sobre o melhor manuseio dos caminhões, manutenção preventiva, direção defensiva e econômica, além dos aspectos técnicos dos caminhões da marca Volkswagen Man, que a Primato tem em sua frota.

“O treinamento é focado na correta utilização do caminhão, no funcionamento correto do motor, sistemas de freios, na direção econômica, além do relacionamento interpessoal dos motoristas da cooperativa”, explicou o Instrutor.


MOTOR

“Essa parte é focada em toda operação do motor, como queima de combustível, uso correto da turbina, do acelerador e os benefícios que a utilização de maneira certa traz na vida útil do caminhão, que é o instrumento de trabalho do colaborador”, enalteceu Regison.


FREIOS

“Na parte do sistema de frenagem a abordagem é sobre o funcionamento da cuíca de freio, isolamento e regulagem de freios e isolamento de freio motor, fazendo com que o uso seja assertivo e não ocorram desgastes pelo mau uso do mesmo”, enfatizou o Instrutor.

DIREÇÃO ECONÔMICA

Regison fez questão de enfatizar que a direção econômica é fundamental para que haja o melhor uso do caminhão e também melhor média de combustível neste processo. “Essa é um dos principais pontos do treinamento e é para que os participantes entendam a importância da direção econômica, cientes de onde o caminhão está consumindo mais e fora do necessário, apresentar a melhor forma de economizar combustível e assim, melhorar a média do caminhão e baixar o consumo”.


RELACIONAMENTO

“A parte do relacionamento interpessoal é importante para que o participante entenda a relação entre o comportamento condutor e o gestor, condutor e o equipamento, condutor e família assim como condutor e empresa, fazendo com que a sua postura faça a diferença nessas distantes partes, mas que estão relacionadas no cotidiano dos motoristas da cooperativa”, enfatizou o instrutor que concluiu, “esse é um treinamento de cinco horas mas é uma formação técnica ao colaborador, visando o uso correto do caminhão da cooperativa e com isso, trazendo benefícios para todos os envolvidos”.