MAN adota Dynamics 365


O uso da suíte de aplicações de negócio da Microsoft na nuvem tem o objetivo de integrar a fábrica da MAN com as áreas de vendas, marketing e pós-vendas. 
A primeira fase do projeto visa aproximar sua rede de 150 concessionárias espalhadas no país dos processos internos da montadora com maior mobilidade.

Chamado Plataforma One, o sistema foi desenvolvido em parceria com a Atos, utilizando o Dynamics 365 como plataforma de gestão de relacionamento com o cliente.
O novo sistema permite que consultores de vendas gerem pedidos ou tratem de questões específicas de pós-vendas no momento da visita do cliente. 
A MAN Latin America trabalha com uma rede consultores em todo o Brasil. Com a integração dos processos por meio de diferentes dispositivos móveis, há comunicação rápida com os sistemas da fábrica e o acesso a dados de gestão do cliente, que podem ser decisivos para consumar a venda.
O projeto desenvolveu uma plataforma para smartphone e tablet, pela qual as revendas e consultores de vendas podem dar inputs para a fábrica em tempo real, que entram na produção e criam um fluxo de informações que entrega agilidade às operações de vendas. A MAN tem acesso a todos os dados e faz uso da plataforma gerenciando os processos.
A primeira fase do projeto trouxe mais agilidade ao processo de vendas. Enquanto a emissão de um pedido de proposta para compra de veículos antes poderia levar mais de um dia, com o Dynamics 365 a entrega é quase imediata. 
A equipe comercial pode agora fazer uma negociação especial baseada no acesso a informações estratégicas com uma visão completa do cliente. Na prática, o time de vendas ganha recursos para compor ofertas em melhores condições para o cliente. 
“A Plataforma One é uma inovação por permitir que nossa equipe de vendas passe a se comunicar com a fábrica de qualquer lugar. A solução da Microsoft foi fundamental para viabilizar esse novo processo que simplifica a operação e torna-a mais dinâmica”, afirma José Ricardo Alouchev, vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas da MAN Latin America.
O próximo passo do projeto é explorar o uso de inteligência artificial para analisar as informações hoje disponibilizadas para a força de vendas da MAN.
Fabricante dos veículos comerciais Volkswagen e MAN, a MAN Latin America é uma das maiores montadoras de caminhões e ônibus da América Latina. 
Fundada em 1981, a empresa já produziu 800 mil veículos, com mais de 100 mil unidades exportadas para mais de 30 países. 
Fonte: Baguete