Grupo Volkswagen lança centro de desenvolvimento de software em Lisboa


O Grupo Volkswagen vai reforçar ainda mais as suas competências em matéria de Tecnologias de Informação (TI) a nível internacional. Em breve, Lisboa desempenhará um papel essencial neste sentido. Na capital portuguesa, o Grupo Volkswagen está a criar um centro de desenvolvimento de software para o departamento de TI do Grupo e da MAN Truck & Bus. A médio prazo, cerca de 300 especialistas em TI estarão a trabalhar nas novas instalações, nomeadamente engenheiros informáticos, programadores web e designers UX. Estes dedicar-se-ão ao desenvolvimento de soluções de software baseadas na nuvem para uma maior digitalização dos processos corporativos no seio do Grupo e para os veículos conectados.
Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, declarou que na capital “estamos a criar um ecossistema inovador e vivo, no qual grandes mentes podem desenvolver a sua criatividade sabendo que são bem-vindas, têm acesso a uma elevada qualidade de vida e podem fazer parte do cenário tecnológico e criativo do momento”. “Mas Lisboa”, acrescenta Medina, “também está a expandir os limites em termos de uma cidade inovadora e acessível. Estamos a impulsionar a inovação aberta, a convidar os parceiros a partilhar e a evoluir com base numa visão comum para a mobilidade e a criar vislumbres do futuro. A vinda deste centro para Lisboa é o reconhecimento deste trabalho, desenvolvido em estreita colaboração com o ecossistema empresarial da cidade, e irá certamente ajudar-nos a consolidar a nossa economia em crescimento, a captar talentos e a criar emprego especializado nos setores do digital e da mobilidade do futuro”.


Já de acordo com Martin Hofmann, Chefe de Informação do Grupo Volkswagen, é propósito do Grupo recrutar especialistas em TI “altamente qualificados e motivados em Portugal”. “O nosso novo centro de desenvolvimento de software em Lisboa representará um passo decisivo para o futuro. Estamos a transferir a história de sucesso dos nossos laboratórios digitais de Berlim para Portugal: aliar tarefas empolgantes aos métodos de trabalho agilizados mais avançados no setor das TI”. Segundo Stephan Fingerling, Chefe de Informação da MAN, “estamos a afastar-nos gradualmente da imagem de um fabricante de veículos comerciais focado em equipamentos no sentido de nos tornarmos um fornecedor de soluções de transporte sustentáveis e inteligentes. Os serviços digitais desempenham um papel importante nesta transformação”. Aquele responsável reconhece que “já disponibilizamos uma grande variedade de serviços online para camiões sob a formados RIO e MAN DigitalServices. Desde 2017, na Europa, os nossos clientes podem aceder aos respetivos serviços baseados na nuvem com qualquer camião MAN novo, de série. O novo centro de TI em Lisboa proporcionará um impulso considerável neste sentido”.