FPT Industrial equipa trator conceito movido a biometano da New Holland


Motor NEF 6 utiliza avançada e eficiente tecnologia de combustão especificamente desenvolvida para aplicações agrícolas

Potência e torque são os mesmos do motor equivalente a diesel, com zero emissão de CO2, menores índices de ruídos e vibrações

A FPT Industrial, um dos principais fabricantes de motores industriais do mundo, equipa o novo trator conceito movido a biometano da New Holland Agriculture. O motor NEF de 6 cilindros utiliza uma avançada e eficiente tecnologia de combustão especificamente desenvolvida para aplicações agrícolas pela FPT, uma marca da CNH Industrial, pioneira em soluções a gás natural há mais de 20 anos.

Os 180 cv de potência e 740 Nm de torque são os mesmos do motor equivalente a diesel. Além disso, a motorização NEF 6 tem a mesma durabilidade e os mesmos intervalos de serviços, mas com uma redução de custos de até 30%.
A tecnologia estequiométrica, adotada pela FPT desde 1995, garante o correto equilíbrio químico entre o ar e o biometano em todas as condições de trabalho, garantindo combustão limpa e baixas emissões. A tecnologia é possibilitada pelo design de pistões específicos e injeção multiponto.

Menos ruídos e vibrações traduzem operação silenciosa
O motor do protótipo conceito movido a biometano tem ainda o benefício de uma operação mais silenciosa, com nível de ruído reduzido em até 5 dBA. Isso se traduz em uma redução de cerca de 50% nos ruídos e vibrações, o que o torna ideal para operações na cidade, em jardins e de transporte.
Outras vantagens do uso do biometano são a sustentabilidade ambiental, já que o motor não emite CO2, um Sistema de Pós Tratamento de Gases (ATS) de baixo custo, com catalizador de três vias, e o fato de o biometano ser um combustível renovável.

“O motor NEF 6 movido a biometano marca o compromisso da FPT Industrial em desenvolver soluções sustentáveis e projetar produtos sob medida para os tratores da New Holland Agriculture”, afirma o especialista em Inteligência de Mercado América Latina da FPT, Leonardo Fernandes de Almeida.

Ampla experiência de motores a gás natural
Aproveitando a experiência de mais de 20 anos em motores a gás natural, comprovada por mais de 30 mil unidades produzidas, a FPT adaptou a tecnologia para aplicações off-road, personalizando o desempenho do motor e o layout para a instalação do motor no trator.
A marca conta com uma gama completa de motores a gás natural em aplicações rodoviárias (vans, caminhões e ônibus):
– F1C de 3,0 litros
– NEF 6
– Cursor 8
– Cursor 9, lançado em 2016
– Cursor 13, lançado em 2017
A partir do NEF 6 aplicado no caminhão IVECO Eurocargo, o motor foi preparado pela FPT para a primeira aplicação offroad no trator da New Holland Agriculture.