Com mais investimentos, Paladin cresce no mercado de implementos

Apesar da crise econômica que afeta vários setores do mercado brasileiro, como a construção civil, a Paladin Attachments acaba de anunciar um crescimento médio de 25% ao ano no Brasil nos últimos 5 anos. Para 2018, a expectativa da empresa é crescer 10% em relação ao ano passado. Motivada por esses resultados positivos, a companhia pretende investir na fabricação de novos produtos na planta de Guaranésia, em Minas Gerais.

A Paladin é uma das maiores fabricantes mundiais de implementos para os segmentos de construção civil, mineração, agricultura, reciclagem e florestal.

A empresa possui sete instalações fabris e quatro customworks, localizadas em Michigan, Ohio, Iowa, Tennessee, Oregon, Carolina do Norte, nos Estados Unidos; British Columbia, no Canadá e Guaranésia, no Brasil. A Paladin também está presente em diversos países da Europa, além de Coréia, China e Índia, com revendedores, fábricas e parceiros.

Instalada no Brasil há cinco anos, a empresa se consolida como uma das líderes e mais fortes marcas em implementos para máquinas de construção. Atualmente, conta com um portfólio com mais de 300 produtos, sendo os mais diferentes tipos de acessórios, principalmente para máquinas de construção civil, como rompedores hidráulicos, caçambas, braço de retroescavadeiras, garras, vassouras, perfuratrizes, fresadora de asfalto, garfos porta pallets, valetadeiras, trituradores, roçadeiras, rolos vibratórios, manipuladores de pneus, entre outros.

Comprometida com produtos inovadores e de alta qualidade, e atendimento ao cliente de padrão mundial, a Paladin tem como missão ser o fornecedor mais completo “one-stop-shop” – conceito no qual o cliente precisa apenas de um lugar para encontrar tudo o que necessita – de implementos de alta performance para diversos segmentos. A empresa faz parte do grupo IES (International Equipment Solutions), corporação que controla várias marcas de engenharia globais como Crenlo, Siac, Genesis e Pengo.

Paladin no Brasil

A planta brasileira está localizada em uma área de 178 mil m², sendo 35,5 mil m² de área construída e conta com aproximadamente 700 funcionários em conjunto com a Siac do Brasil, (líder em fabricação de cabines para linha de máquinas amarela e também de locomotivas para as mais importantes montadoras dos seguimentos).

Para atender a demanda do mercado brasileiro, a Paladin conta com uma equipe de engenheiros para desenvolver os projetos e acompanhá-los do início ao fim, e com uma equipe de vendas para ministrar treinamentos, fazer entregas técnicas e dar suporte ao cliente final e à rede de distribuidores da marca em todo o País.

Atualmente, no Brasil a Paladin fabrica vassouras recolhedoras, garfos porta-pallets e valetadeiras para minicarregadeiras, além de caçambas e engates rápidos hidráulicos para carregadeiras e escavadeiras. Esses implementos fabricados nacionalmente, são revendidos aos clientes por meio de uma ampla rede de distribuidores com mais de 50 pontos em todo o País.

Além disso, a Paladin do Brasil também fabrica diversos produtos desenvolvidos por projetos próprios ou de clientes, para os maiores OEMs (Fabricantes Original do Equipamento, em português) do mercado agrícola e construções civil, como braços frontais carregadores (loader arms), caçambas e engates rápidos hidráulicos com significativa demanda anual.

Dos mais de 300 implementos comercializados pela Paladin no país, alguns se destacam pela grande demanda no mercado. Entre eles estão, rompedores hidráulicos, braço de retroescavadeira, fresadora de asfalto série II, garfo pallet, perfuratriz X1475, roçadeira Ground Shark, rolo compactador, transplantadora, valetadeira 625, vassoura SB série 205 e rompedores hidráulicos. 

Braço de retroescavadeira

Os braços de retroescavadeira são usados em minicarregadeiras e tratores. O produto está disponível nas versões articulada e fixa, conforme a necessidade de peso e força de escavação. A profundidade de escavação vai de 1,98 metros (78”) a 3,35 metros (132”). Além disso, o produto conta com rotação de 180° em ambos os sentidos com igual força de escavação. É construído com chapa de calibre 10 de alta resistência, para minimizar o peso e aumentar a durabilidade. Possui também assento com ajuste na vertical e horizontal.

Entre as vantagens estão os cilindros hidráulicos que proporcionam operação mais suave, com menos tranco e picos de pressão; controle do fluxo hidráulico, que permite ajuste conforme a necessidade de cada operação; pivô esférico nos cilindros hidráulicos, com melhor ajuste de posicionamento; preparação especial no braço para instalação da garra da caçamba; alavancas de controle dos braços e cilindros de fácil operação e travas no braço e no quadro principal, que proporcionam segurança no transporte.

Fresadora de asfalto série II

A fresadora de asfalto série II é usada em obras de infraestrutura urbana e rodoviária. Com deslocamento lateral, o implemento possibilita fresar facilmente próximo a bueiros, meios-fios e outros obstáculos. O diferencial do produto são os bits ideais que realizam as ranhuras adequadas ao recapeamento do asfalto.
Entre as vantagens estão os bits posicionados em “V” para um trabalho eficiente em fresar asfaltos e concretos, calçadas e pequenas áreas de asfalto; as opções de tamanho, sendo duas com fluxo standard e seis com alto fluxo; deslocamento lateral de 24” (609 mm) e o cilindro dos bits projetado para remover material para trás. 





Garfo pallet

O garfo pallet foi projetado com quadro de serviços pesados para suportar cargas de 1815 a 2720 quilos (4 mil a 6 mil Lbs), dependendo da configuração dos garfos.


Entre as vantagens estão o gancho D, patenteado, que facilita a remoção, retenção de cargas e muito mais. As configurações do quadro também possibilitam adaptação de outras ferramentas como garfos para feno, engates, entre outros; o design estilo “tijolos” oferece excelente resistência e superfície de proteção para as cargas e possibilita melhor visibilidade ao operador. Os degraus laterais e cantos chanfrados facilitam o acesso do operador à máquina.

Perfuratriz X1475

A perfuratriz X1475 possui várias opções de brocas com diâmetros, comprimentos, ponteiras e tipos de dentes diferentes. O implemento também pode ser acoplado em minicarregadeiras, miniescavadeiras, tratores e retroescavadeiras.

O produto é ideal para perfuração de diversos tipos de solo, equilibrando velocidade e torque para garantir o máximo de produtividade em aplicações como colocação de postes, fundações, árvores, arbustos, amostras de solo e outras que requerem furos verticais ou em ângulo.



Entre as vantagens estão a caixa planetária com rotação reversível, válvula de alívio que garante segurança em todas as operações, chapa da broca com espessura de 3/8″, extensões de vários comprimentos, pastilhas de corte de aço de alta resistência e maior durabilidade, além da troca dos dentes de fácil remoção e que pode ser feita sem o uso de ferramentas.

Roçadeira Ground Shark

As roçadeiras ground shark foram projetadas para lidar com as tarefas mais difíceis de jardinagem, paisagismo e florestal. Ideais para manutenção de beira de estrada, controle de incêndio, preparação, manutenção e limpeza de áreas em geral.

Disponível em dois modelos – standard e extreme -, a roçadeira foi projetada para cortar arbustos de pequeno, médio e grande portes, de até 7” (178 mm) de diâmetro. O novo motor e transmissão tem o opcional de manômetro para facilitar o gerenciamento da operação.

O produto, que é um dos mais vendidos nos Estados Unidos, também teve sua estrutura reforçada com chapa de ¼” e possui lâminas bidirecionais que permitem cortes em ambos os sentidos, prolongando a vida útil do implemento e reduzindo o custo de manutenção. Há ainda a possibilidade de troca das chapas de desgaste lateral.

Rolo compactador

Os rolos compactadores são compatíveis com todos os modelos de minicarregadeira e foram projetados para seguir o contorno do solo, garantindo total compactação. O implemento é ideal para pavimentação de estradas, calçadas, ciclovias, campos em geral, estacionamentos, paisagismo e também para frotas de aluguel e empreiteiros.

As unidades hidráulicas do rolo compactador são protegidas de forma a garantir máximo desempenho. O produto também oferece até 9370 lbs (41,7 KN ou 4TON) de força dinâmica quando operado a 20 GPM (75,7 LPM); 15° de inclinação dos rolos; lâmina ajustável, que permite a limpeza dos rolos, garantindo compactação uniforme e suave e está disponível em rolos lisos e com patas.

Transplantadora

A transplantadora é ideal para o transplante de pequenas árvores e arbustos e possui várias configurações que permitem o trabalho em todos os tipos de solo. Disponível nos modelos série 15 e série 25, o produto é de fácil comando, operada pelo joystick do implemento; tem sobreposição das pás para efetuar o corte da raiz, possui braços das lâminas ajustáveis para controlar a profundidade e braço hidráulico com grande abertura que facilita o envolvimento na árvore.

Valetadeira 625

As valetadeiras também podem ser acopladas em minicarregadeiras e possuem várias opções de comprimento, largura, tipos de correntes e dentes podendo ser utilizada em diversos tipos de aplicações diferentes. O modelo 625 atende máquinas com fluxo hidráulico standard.

O implemento atinge profundidades de 30”, 36”, 42” e 48”; possui braços para serviços pesados e chapas de desgaste substituíveis; tem estrutura que permite trabalho próximo a muros e obstáculos; substitui máquinas dedicadas com baixo custo de investimento e tem duas posições para deslocamento lateral.

Vassoura SB Série 205

A Paladin possui uma linha completa de vassouras que são ideais para vários tipos de aplicações, inclusive limpeza de serviços pesados. Com peças de reposição (cerdas) altamente duráveis, são capazes de realizar os trabalhos mais difíceis. O modelo SB Serie 205 é compatível com todos os modelos de minicarregadeiras.
O modelo garante a limpeza de serviços pesados, varrição bidirecional (horário e anti-horário), oferece uma estrutura que permite trabalho próximo a paredes e obstáculos; possibilidade de substituição da lâmina da caçamba e tem como opcionais vassoura lateral e tanque de água.

Rompedores hidráulicos

Os rompedores hidráulicos proporcionam desempenho e confiabilidade para uma variedade de serviços de demolição. De pequenos projetos de escavação à trabalhos de demolições mais complexos, o produto tem um funcionamento priorizando máximos rendimentos com alta energia e eficiência.

O rompedor apresenta design simples, com somente duas partes móveis (pistão e válvula), tem baixo custo das peças de manutenção, duas ponteiras e kit extra de vedação, bucha inferior com possibilidade de giro de 180º (dobro da vida útil) e de fácil substituição em campo. Os rompedores grandes possuem sistema de lubrificação automática com opção de variação de velocidade e auto off que elimina disparo a seco. 

Atendimento ao cliente

A Paladin atende uma grande variedade de clientes, que vão desde as maiores OEMs globais, empresas de aluguel de frota e usuários finais por meio de uma extensa rede de distribuidores. O objetivo é atender as necessidades de cada cliente em primeiro lugar e fornecer produtos que excedam as expectativas.

Ao longo de anos de atuação, a gigante americana tornou-se a fornecedora de confiança das principais empresas de equipamentos pesados do planeta. O posicionamento da Paladin para o relacionamento com OEMs é colocar as necessidades de seus clientes em primeiro lugar.

Para auxiliar cada cliente OEM a alcançar o máximo de potencial de crescimento e oferecer os melhores produtos, o atendimento é feito de forma personalizada e levando em consideração todas as necessidades e anseios.

A rede de concessionários Paladin conta com mais de 2,8 mil pontos em todo o mundo e oferece os melhores implementos e serviços aos clientes do mercado de construção. A equipe comercial trabalha em conjunto com revendedores, ministrando treinamentos sobre os produtos e suas aplicações, sempre atentos quanto às necessidades do mercado, novas oportunidades e demandas futuras.

Para um grande projeto de construção ou um pequeno trabalho residencial, as empresas de aluguel podem disponibilizar o equipamento ideal para o tempo que o empreendimento necessitar. O objetivo é garantir que os clientes tenham os melhores e mais poderosos implementos para o trabalho, pelo tempo que precisarem.

A Paladin do Brasil também investe em novas tecnologias de mídia e relacionamento com os clientes e distribuidores. No ano passado, foi lançado o novo site da Paladin do Brasil, e a empresa também está presente nas redes sociais, como Facebook, Instagran e YouTube. Para facilitar o acesso de clientes também foi disponibilizado o App Paladin do Brasil, que oferece informações técnicas, vídeos e fotos dos implementos com acesso offline, que facilita a obtenção das informações de utilização dos produtos nas obras e nos campos, mesmo sem acesso à internet.

Expansão no mercado brasileiro

Desde 2013, a empresa vem registrando crescimento médio de 25% ao ano no Brasil e segundo o Gerente de Vendas e Marketing da Paladin na América Latina, Paulo Burjaili, apesar de 2017 ter sido um ano difícil para o mercado de construção civil, a empresa conquistou resultados positivos. “Alcançamos crescimento de 45% em relação a 2016 em vendas para dealers e 90% em vendas para OEMs. Além disso lançamos com sucesso a linha completa de rompedores hidráulicos no país e iniciamos a produção de implementos para fabricantes de tratores do setor agrícola”, salienta.

O otimismo da empresa na retomada de investimentos no setor de infraestrutura, no qual estão 90% do foco do mercado da Paladin, faz com que em 2018 a expectativa de crescimento seja, de pelo menos, 10% em relação a 2017. Para alcançar esse objetivo a empresa investirá na construção de uma área denominada JOB-SHOP, que permitirá a fabricação de vários produtos que hoje são importados dos Estados Unidos, em baixa quantidade e sob demanda.

Entre os produtos que serão incorporados no portfólio da empresa no Brasil estão caçambas, garfos porta-pallets, garras, engates rápidos hidráulicos e mecânicos e outros implementos especiais para os setores de construção, açúcar e álcool, silvicultura, carvão, mineração e madeira.

Ainda no primeiro semestre deste ano, a Paladin USA lançará compactadores de placa vibratória, compactador de rodas e fresadora para escavadeiras, e no final do segundo semestre, uma linha de caçambas trituradoras e caçamba peneira. Todos esses produtos também estarão disponíveis para venda no Brasil.

Ainda com relação ao mercado interno, a empresa continuará participando de eventos e feiras dos setores de sua atuação, tanto que estará presente com um stand próprio na próxima edição da Agrishow, que ocorre entre os dias 30 de abril e 4 de maio, em Ribeirão Preto, São Paulo. E também marcará presença na M&T Expo, a ser realizada entre 5 e 8 de junho, em São Paulo.

Nos dois eventos, o foco estará em produtos com maior demanda para o mercado brasileiro, com destaque para o martelo hidráulico, que é o mais novo produto comercializado no Brasil. 

Mercado global

Burjaili ressalta que a Paladin está presente em diversos países e essa realidade suportou a empresa nos anos de retração do mercado brasileiro para que pudesse se manter firme em seus objetivos de consolidação e crescimento.

Quanto a exportações, o responsável por Vendas e Marketing da Paladin na América Latina explica que a Paladin do Brasil ainda não exporta produtos nacionais para outros países, mas neste ano pretende começar um trabalho de atuação mais ativa nos mercados latino-americanos. “Queremos expandir nossa parceria com fabricantes de máquinas de construção e revendedores para outros países da América Latina, como Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Colômbia”, afirma.
Fonte: Eae Maquinas