Iveco mostra conceito acessível ao motorista Daily Life

Iveco mostra conceito acessível ao motorista Daily Life
A Iveco Bus apresentou na terça-feira, 7, durante a segunda edição de seu evento Bus Experience, o conceito Daily Life, van baseada na versão Elevittá e que desta vez traz seu conceito para motoristas com mobilidade reduzida: um dispositivo mecânico pneumático projeta o assento do motorista para fora do veículo por meio de controle remoto, se posiciona até o nível do motorista cadeirante, que se transfere para o assento e é elevado até o cockpit.
Segundo o gerente de marketing de produto da Iveco Bus para a América Latina, Gustavo Serizawa, o modelo ainda está em fase de desenvolvimento – o projeto começou há seis meses – e não há previsão de sua chegada ao mercado, embora já esteja sendo pensado para Brasil e outros países da América Latina. “Estamos em um estágio muito avançado, mas o lançamento ainda depende do total de intervenções [adaptações] que temos que fazer no veículo”, justifica.
Baseada na versão de 18 lugares, a Daily Life, que também pode contar com o dispositivo Elevittá para passageiros, já possui adaptações pensadas para o motorista que usa cadeira de rodas: freio de mão elétrico acionado por botão, acelerador no volante e outro botão na alavanca do câmbio que aciona a embreagem, tudo ao alcance do motorista.
“Estamos inaugurando um novo modelo de mercado de trabalho. É um conjunto confiável, qualquer um pode dirigir. Traz rentabilidade para o operador, que precisa pensar na legislação de cotas, e traz a oportunidade de inclusão para este profissional”, afirma Serizawa. De acordo com o executivo, dados recentes do IBGE mostram que 45 milhões de brasileiros se declaram ter algum tipo de mobilidade reduzida. “Não é só o cadeirante, precisamos pensar também no público idoso e obesos.”


Sobre o custo, o gerente estima que o projeto Life deve começar em valores que representem de 10%, 20% ou até 30% do valor de uma Daily Elevittá, que hoje custa em média algo em torno de R$ 160 mil a R$ 170 mil. Ele aproveita para informar que atualmente, 20% da produção da van Daily é na versão Elevittá, a maioria para o mercado interno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.