Scania: Serviços Conectados expande atendimento com evolução personalizada para motoristas

Em continuidade às soluções conectadas e inovadoras que vem apresentando ao Brasil, a Scania, marca líder na transição para um transporte sustentável, apresenta uma nova solução de condução econômica, o Driver Services. A novidade visa uma evolução de conhecimento e habilidades dos condutores, contando também com o diferencial dos dados reais da operação, por meio dos Serviços Conectados, para resultados em longo prazo.
Essa junção de informações proporciona um resultado completo para o cliente, demonstrando como o veículo reage ao estilo de direção. A estratégia está alinhada com a missão da empresa em fornecer soluções cada vez mais rentáveis e sustentáveis aos clientes. “Desde que trouxemos a plataforma dos Serviços Conectados ao Brasil, enfatizamos que nosso objetivo seria mudar a forma de oferecer serviços aos clientes, visando sempre a maior rentabilidade de nossos parceiros. Essa realidade já chegou à Scania e conseguimos ter a tecnologia presente na operação em tempo real, unida ao diferencial humano. Ter acesso aos dados operacionais do veículo nos permite entregar soluções de transporte certeiras para a frota de cada cliente”, explica Fabio Souza, diretor de
Serviços da Scania no Brasil.

Evolução do profissional qualificado

A nova solução de orientação para a direção econômica da Scania tem como meta proporcionar o melhor custo de operação aos clientes, por meio da redução do consumo de combustível. O formato de orientação inovador no mercado nacional ocorre em três etapas: o Treinamento, o uso do Driver Support e o Coaching. O transportador poderá sentir rapidamente a diferença e o retorno de investir no benefício da frota.

A primeira etapa do Driver Services, o Treinamento, consiste em uma orientação inicial focada em condução econômica, que pode ser realizada individualmente ou em grupo, dependendo da opção do cliente. Nesse momento, cria-se um engajamento e uma  parceria entre o motorista e a Scania. O objetivo é orientar os participantes em um
curto período sobre as maneiras de direção mais eficientes e que resultem na redução do consumo de combustível do veículo, podendo chegar em torno de 10% em relação à média anterior a esta primeira formação.

O segundo momento para contribuir no progresso permanente do condutor é com o uso constante do Driver Support, ferramenta exclusiva da Scania lançada em 2010, e hoje item de série nos caminhões e ônibus. O sistema serve como um tutor eletrônico, um verdadeiro “professor” instalado no painel, para o auxílio a quem dirige com dicas de melhorias na condução em tempo real. Por meio dos dados do veículo, que vão sendo coletados no trajeto, o equipamento faz uma análise contínua e estimula a atenção para maneiras que não estão sendo exploradas ao volante.
A avaliação do Driver Support é composta por quatro elementos: condução em aclives, uso dos freios, antecipação de frenagem e escolha de marchas. Todos colaboram na redução de consumo e permitem que os resultados do treinamento durem mais tempo. O motorista é avaliado por meio de estrelas, de um total de cinco possíveis e, ao final da viagem, pode ter acesso ao relatório completo de sua performance para saber exatamente onde melhorar.
A terceira etapa, o Coaching, é a evolução contínua do profissional, com o objetivo de manter em longo prazo os novos estilos de excelência na condução econômica de ônibus e caminhões e minimizar as perdas da eficiência com o retorno dos hábitos antigos do condutor. Por meio de uma orientação periódica, que acontece com os dados recebidos pelo Scania Communicator – módulo instalado nos veículos que transmite informações sobre a operação, como velocidade média, consumo de combustível, intervalos necessários para manutenção e o estilo de direção – o Master Driver Scania, instrutor treinado pela marca, pode intervir e orientar sobre a performance do motorista, a fim de aperfeiçoar possíveis melhorias que reforcem os métodos indicados no treinamento inicial.
Com esse serviço de treinamento e orientação contínua, o cliente terá um conjunto de fatores que levarão a uma operação mais rentável, entre eles, economia de combustível, minimização do desgaste de peças e componentes e, consequentemente, a redução da parada para manutenção. As duas etapas que compõem a evolução dos motoristas por meio da dirigibilidade econômica se completam e resultam em melhores resultados em longos prazos. Porém, podem ser adquiridas separadamente, pois todos os planos são formatados conforme a necessidade e  disponibilidade de duração de cada cliente.
“O nosso relacionamento com os clientes vai muito além da venda. Por meio dos Serviços Conectados, é possível implementar ações de melhoria que contribuam na redução do custo por quilômetro rodado e no aumento do resultado da empresa. Estamos preocupados com a operação e a lucratividade dos nossos parceiros. Queremos fazer parte dessas conquistas, estar lado a lado na gestão da frota. Certamente, a união dessa força de vontade com toda a tecnologia global que trazemos em nossos veículos possibilitará atingir o resultado esperado” completa
Souza.

Outra vantagem do Driver Services é a possibilidade de redução no valor do Programa de Manutenção Scania com Planos Flexíveis. O pagamento dessa modalidade é formatado conforme faixas de consumo de combustível, sendo que o cliente que consumir menos consegue ficar em um nível menor de tarifa por quilometro rodado.
Serviços Conectados: uma realidade no Brasil

Os Serviços Conectados são uma solução inovadora para auxiliar o transportador a fazer a gestão de sua frota, por meio do uso inteligente de dados dos caminhões ou ônibus, e a parceria com a rede de concessionárias. Operando no Brasil desde janeiro de 2017, o serviço já conta com mais de 5 mil veículos circulando com essa tecnologia
no país e cerca de 300 mil no mundo.


A Scania é pioneira em operar essa tecnologia com serviços no mercado brasileiro. Atualmente, o serviço está disponível em dois pacotes: Análise e Desempenho. O Análise é gratuito e válido por dez anos. Com ele, tanto o cliente quanto a Casa Scania terão uma visão geral da frota por meio de relatórios com dados operacionais. Este
pacote conta, ainda, com a funcionalidade de planejamento de serviços, que oferece um calendário que exibe as futuras manutenções, proporcionando uma boa previsibilidade da disponibilidade da frota. Por fim, o pacote tem a funcionalidade de Diagnóstico Remoto de Falhas, em que a rede de concessionárias recebe um relatório
detalhado com todas as eventuais falhas ativas e as que se encontram registradas no veículo como inativas.

O pacote Desempenho tem uma assinatura mensal com um valor muito competitivo. Este plano incorpora os benefícios do Análise e permite a leitura e a identificação de dados de operação de uma forma mais detalhada, tanto para informações operacionais dos veículos quanto individualmente por motorista.
América Latina

Com taxas de ativação maiores que 90%, os Serviços Conectados Scania já estão disponíveis na Argentina, Chile, Peru e República Dominicana. O próximo a receber o portfólio global da Scania para o Driver Services será a Colômbia.


brasildotrecho:

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