Fenatran supera expectativas do setor em 2017

Fenatran supera expectativas do setor em 2017

A 21ª edição da Fenatran, realizada na semana de 16 e 20 deste mês, superou as expectativas de público e também de negócios, segundo balanço divulgado pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora do evento. Segundo a empresa, mais de 50 mil pessoas visitaram os 350 expositores, entre montadoras de caminhões, implementos rodoviários, autopeças, empresas de gestão de frotas e postos de combustíveis.



Segundo a Anfavea, associação das fabricantes de veículos, todas as sete montadoras presentes na feira fecharam negócios.



– Veja aqui a cobertura completa da Fenatran 2017



“O salão foi um grande sucesso, tanto de público quanto no resultado comercial. As marcas estão aproveitando o momento de alavancagem da economia para retomarem a produção que estava parcialmente paralisada, e os frotistas estão aproveitando para renovar seus veículos”, disse o presidente da Anfavea, Antonio Megale.



No segmento de implementos rodoviários, o presidente da Anfir, Alcides Braga, classificou a edição como positiva: “A Fenatran consolidou o movimento de recuperação que a indústria está experimentando nos últimos meses”, disse. Segundo a entidade, suas associadas presentes na feira registraram a venda de mais de 2,1 mil unidades, entre carretas e implementos leves, cujos negócios somam montante na ordem de R$ 17,5 milhões (leia aqui).



“Pelo retorno que tivemos dos expositores, essa edição foi uma virada para o setor, e se consolida como a melhor plataforma de negócios em transportes de cargas e logística”, avaliou Gustavo Binardi, diretor de eventos da Reed Exhibitions Alcantara Machado.



Para a Volvo, o evento foi um marco para o mercado brasileiro: “Calculamos a venda de cerca de R$ 600 milhões em veículos, por volta de 1500 unidades, que devem ser vendidos a partir dessa edição, fora os R$ 300 milhões em serviços. Destacamos também que a taxa de conversão [número de atendimentos convertidos em vendas efetivas] foi de mais de 50% em 2017, número inédito. Recebemos muitos clientes médios e grandes, com lotes de 20, 30, 40 veículos”, comemorou o diretor comercial, Bernardo Fedalto.



O diretor geral da Scania, Roberto Barral, avaliou que a Fenatran confirmou a boa expectativa que a montadora vinha registrando desde o início do ano: “Percebemos o sentimento de otimismo em todos os clientes que vieram ao nosso estande”. Segundo o executivo, surpreendeu o índice de aceitação do serviço de manutenção que a empresa apresentou na feira. Apesar de opcional, Barral disse que 90% dos clientes que fecharam negócio na feira optaram por também comprar o serviço. 



Na avaliação do diretor de vendas e marketing para caminhões Mercedes-Benz, Ari Gomes de Carvalho, a feira se mostrou melhor que a encomenda. “Recebemos um fluxo de clientes maior do que esperávamos. O mercado despertou e o evento simboliza essa transformação. O que posso adiantar é que, muito provavelmente, zeramos nosso estoque de 2 mil veículos que possuíamos antes do Salão.”



“Conseguimos realizar vendas efetivas e todos os pedidos feitos durante o salão são de clientes com alto potencial de compra, e que certamente contribuirão para o crescimento das nossas operações no Brasil”, disse o diretor comercial da DAF, Luis Gambim. 



A MAN Latin America também ressaltou a qualidade do público visitante e seu poder de decisão de compra. “Teve um público muito grande que veio querendo fechar negócio, o que ficou muito acima da nossa expectativa inicial. O nosso estande ficou lotado de segunda a sexta”, afirmou diretor de vendas de caminhões, Antonio Cammarosano Filho. 



Para a Iveco, a Fenatran deu uma boa injeção de ânimo no setor. “Esse salão trouxe o que não víamos há um bom tempo: gente sentando para fazer negócios e, principalmente, falar de coisas positivas, otimistas. Nos deu uma grande esperança, a de que quem precisa dos nossos produtos está deixando a crise para trás”, disse o gerente de marketing Mauricio Correa.
Fonte: Automotive Business




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.